Os porquês de apreciar esportes

Em busca da modalidade esportiva ideal
Em busca da modalidade esportiva ideal

Educação Física e Esporte

27/11/2014

Há bastante tempo, vem circulando a ideia de que a prática de quaisquer tipos de esportes faz cidadãos conseguir saúde e corpo perfeitos, evitando contrair enfermidades e destruindo vícios em drogas, bebidas, cigarro e charuto. Médicos e profissionais da área esportiva dizem que cada tipo de exercício físico serve para revigorar determinado órgão do corpo, garantindo ânimo para realização de atividades e longevidade. Existe certo exagero nisso.


Esportes aumentam a resistência física, a vitalidade e eliminam o estresse, mas não são garantia de obtenção de corpo idealizado com pouco esforço nem de exclusão definitiva de moléstias graves. Há praticantes assíduos que não sofrem grandes mudanças corporais. Mesmo recorrendo aos esportes, existem possibilidades de enfrentar obstáculos em seu bem-estar. Entre as modalidades esportivas mais praticadas, estão a natação, a musculação, hatha yoga, power yoga, voleibol, basquete, futebol, pilates etc.


É certo que, para alcançar os objetivos propostos pela prática de esportes, é preciso ser disciplinado, ter persistência e tempo disponível. E, mesmo assim, ninguém está isento de contratempos na saúde, óbito, ou gula, sendo esta a principal causadora de vícios. É preciso estar ciente de que professores de educação física e proprietários de academia são vendedores de esportes e que nem todos eles são honestos. Alguns agem com má-fé. Dizem-se mais sábios que médicos e prometem saúde perfeita para atrair clientes.


Segundo a maioria dos médicos, a natação é uma modalidade esportiva completa por envolver todo o corpo e aumentar a disposição física e mental. Aqueles que a apreciam querem praticar todos os tipos de nado: crawl, costas, peito, submerso, borboleta etc. Para iniciantes que possuem pouca disposição física, natação pode ser cansativa, fazer perder peso por gastar bastante energia. O praticante assíduo, que tem grande vigor físico, fica cada vez mais resistente com o passar do tempo, tem ossos e músculos fortalecidos. Quando o sujeito aprende tudo sobre natação, vem a vontade de praticar mergulho. E assim se busca novas experiências.


A musculação associada a uma dieta conveniente tem como objetivo atingir um corpo atlético, com tórax, abdome, bíceps e tríceps cobiçados, conforme os padrões desse esporte, e também criar cidadãos saudáveis em todos os aspectos. Quem a pratica frequentemente se torna mais forte e apto a realizar maior quantidade de exercícios. O exagero, contudo, produz corpos disformes.


Hatha yoga consiste na prevenção de doenças e em acalmar o espírito porque atinge todas as partes do corpo, incentiva a limpeza hepática, regulariza os movimentos peristálticos do intestino, fazendo-o funcionar adequadamente, fortalece o coração, corrige desvios na coluna, melhora o funcionamento dos rins e dos demais órgãos. Com a prática constante de posturas designadas serpente, herói, corvo, tartaruga, pinça, escorpião, viparita karani etc., o corpo adquire capacidade de alongamento, fortaleza, vitalidade. E há também rezas cantadas em sânscrito para garantir a paz espiritual, mudras (gestos com significado positivo no sentido de harmonia do corpo e da alma) e meditação. Power yoga é uma técnica que exige mais esforço, voltada para quem tem em si excesso de energia e não se contenta com práticas lentas.


Esportes coletivos como voleibol, basquete e futebol ensinam o trabalho em equipe, a disciplina, a resistência física e concedem tônus muscular, produz uma imagem corporal segundo os padrões de beleza da sociedade moderna.


Ultimamente tem se falado muito em pilates, um método antigo de prática esportiva que ressurgiu no mundo contemporâneo. A técnica foi inventada por Joseph Pitates (1880-1967), um alemão especialista em anatomia e fisiologia humana. Esse esporte envolve principalmente variabilidade, aumentar a capacidade do corpo de fazer diversas atividades no cotidiano, flexibilidade, prevenção contra moléstias físicas e psíquicas.


É certo que a maioria reconhece a necessidade de praticar esportes para conservar ou melhorar a saúde e obter corpo atlético, sejam eles quais for. Contudo, não se deve esquecer que o exagero pode trazer transtornos e que a promessa que vem sendo espalhada na civilização sobre os benefícios da prática esportiva visa conquistar clientes.


Academias desonestas tendem a incentivar sequências incorretas de exercícios e a inventar motivos inexistentes para praticar determinada modalidade e cobrar caro por isso. O biótipo do sujeito e seus hábitos indicam a prática mais adequada para ele. Esportes têm seus benefícios e não merecem desprezo, porém, deve-se ficar atento para não incorrer em erro nesse sentido.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Tânia Damasceno

por Tânia Damasceno

Tânia Damasceno é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em letras (português/inglês) pela Universidade Nove de Julho de São Paulo. Sua experiência profissional concentra-se nas áreas de comunicação e idiomas.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93