Atividade física e menor risco de quedas em idosos

Atividade física e menor risco de quedas em idosos
Atividade física e menor risco de quedas em idosos

Educação Física e Esporte

14/03/2015

As quedas são hoje globalmente um problema sério junto da população idosa. As suas consequências sobre a saúde dos indivíduos são devastadoras e dramáticas e vão desde o medo de queda, lesões físicas, ferimentos graves, limitações funcionais, perda de independência, internamento em lares, até ao risco máximo, a morte (PORTUGAL, 2012).


A prática de atividade física está associada à redução da incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo II, neoplasia do intestino, e também de estados de ansiedade e depressão, além dessa prática regular estar relacionada com o aumento do conteúdo mineral ósseo e com a redução do risco de fraturas e quedas (SOUZA, 2013).


A atividade física e a nutrição saudável devem ser enfatizadas em quaisquer políticas, estratégias e programas de promoção da saúde, porém, além do acompanhamento profissional para a prevenção de quedas provenientes do envelhecimento, algumas dicas simples, propostas no Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa podem ser seguidas no dia a dia e serem muito eficientes nesse cuidado, como: não andar descalço e não utilizar tapetes de tecidos (apenas antiderrapantes) para evitar escorregões; aumentar a iluminação para auxiliar a visão e realizar consultas frequentes com oftalmologista; acessibilidade e adequação do mobiliário nos cômodos da casa (altura vaso, sofás, camas e armários, barras para apoio, corrimão, braços nas poltronas); organização da casa e caminho livre, sem objetos e fios espalhados pelo chão; não subir em bancos ou locais instáveis; expor-se ao sol adequadamente nos horários recomendados; dieta saudável com ingestão de cálcio e vitamina D (SOUZA, 2013).




Referências Bibliográficas


PORTUGAL, L.I.C.G. Osteopenia e Osteoporose: fatores modificáveis e não modificáveis. 2012, 87f. Projeto de Pós-Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas, 2012.


SOUZA, C.G. A vitamina D na prevenção de quedas em idosos. 2013, 38f.Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Saúde Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Walisson Junio Martins da Silva

por Walisson Junio Martins da Silva

Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Graduado em Bacharelado em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas e em Química.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93