Forma de execução: O jogador recebe o saque adversário e coloca na mão do levantador para concluir uma jogada e evitar que a bola caia no chão e assim, facilitar a jogada. Defesa
Forma de Execução: Na defesa, deve-se observar o posicionamento do jogador em relação ao ataque adversário e a armação do bloqueio de sua equipe. Na defesa, utiliza alguns recursos que são necessários para evitar cada vez mais que a bola toque o solo da quadra. Alguns destes recursos são: utilização dos pés, os dois toques na primeira bola e o tocar no corpo como um todo e outros mais.
Ataque
O ataque são os movimentos chamados de cortada e são essenciais para decidir um jogo. É necessária uma corrida de aproximação com uma preparação de salto e ataque.
Forma de Execução: O atacante destro utiliza a primeira passada com a perna esquerda à frente. O atacante canhoto utiliza a primeira passada com a perna direita à frente. Na passada, se leva em consideração os movimentos dos braços na aproximação tendo os dois braços estendido para trás. No ato do salto, os dois braços para cima, um braço é puxado primeiro e o outro entra em contato com a bola. A bola deve ser atacada no ponto mais alto possível, no momento do contato com a bola, o punho se dobra sobre ela “quebrar o punho“.
Saque
Saque por baixo
Forma de execução: Com o braço estendido e perna oposta ao braço que vai executar o saque, projete o tronco para frente e as mãos podem estar espalmadas ou fechadas.
Saque por cima
Pode ser flutuante ou rotação: No flutuante a bola sai mais parada e no saque rotação a bola tem uma trajetória mais parabólica, a bola gira no seu próprio eixo.
Forma de execução: A bola deve ser lançada com o braço oposto do que vai bater na bola respeitando a base (perna oposta do braço que vai executar o saque ao tocar a bola), braços estendidos e bola lançada à frente do corpo. No saque rotação, o que diferencia é a velocidade de lançar e tocar a bola.
Saque viagem
Neste saque, o jogador deverá dominar o saque por cima e mais o movimento do gesto de ataque. Portanto, este você aprenderá quando estiver em um nível mais avançado.
Bloqueios
No bloqueio individual, pode ser utilizado o ofensivo e defensivo. A diferença é que no defensivo as mãos são voltadas para trás e no ofensivo as mãos ultrapassam a borda superior da rede com o objetivo de devolver a bola à quadra adversária.
Forma de execução: O jogador posiciona-se de frente para rede com as mãos abertas (espalmadas), o cotovelo deverá permanecer na altura do ombro e de frente para a rede. Elevar a distância do cotovelo com o braço serve de limite entre o bloqueador e a rede.
Bloqueios Simples Defensivos
Forma de execução: Um jogador marca um atacante adversário com o objetivo de amortecer a bola, assim ajudando na defesa. Executa o salto com os braços estendidos e mãos abertas com os punhos flexionados para trás.
O bloqueio simples ofensivo
Forma de execução: Executar o salto com os braços estendidos e mãos abertas com punhos flexionados para frente. A bola toca a mão e o braço do bloqueador e volta imediatamente para a quadra adversária.
Tipos de Rolamentos
Agora conheceremos os tipos de rolamentos. Estes movimentos são ensinados na fase em que você já tenha um bom domínio do fundamento passe e manchete.
Rolamento dorsal
Forma de Execução: O jogador projeta ao chão e termina rolando sobre o ombro, fazendo assim, a movimentação mais rápida para dar sequência ao jogo.
Rolamento Parafuso
Forma de execução: O jogador projeta ao chão e rola lateralmente sobre o próprio corpo após o contato com a bola.
Peixinho ou mergulho
Outro recurso utilizado é o peixinho ou mergulho. Este deve ser trabalhado na fase de treinamento, pois existe grande risco de lesão na sua aprendizagem, como por exemplo, fratura no queixo e tórax.
Exige também força no braço, movimento rápido e preciso no conjunto; tronco, quadril e pernas, fora a execução da manchete antes de deixar que a bola toque o chão.
Forma de Execução: Arremesse o corpo de frente para o solo, toque primeiro o peito, depois o abdome e em seguida deslize com o apoio das mãos e dos braços.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93