Fatores que determinam o nível de manipulação da flexibilidade humana
Atividades físicas em que a flexibilidade constitui fator principal.
Educação Física e Esporte
08/04/2015
A capacidade de executar os movimentos com grande amplitude é condicionada por uma série de fatores que devem ser levados em consideração no processo de aperfeiçoamento da flexibilidade.
Você pode perceber que algumas pessoas são mais flexíveis que as outras, ou ainda, a flexibilidade pode variar de acordo com a idade e outros fatores que influenciam.
Tais fatores, como a maleabilidade da pele e elasticidade muscular, são poderosamente influenciados por:
1) Idade: Quanto mais idosa a pessoa, menor sua flexibilidade;
2) Sexo: A mulher é em geral mais flexível que o homem;
3) Hora do dia: A flexibilidade aumenta com o passar das horas do dia, atingindo o seu máximo por volta das 13 horas;
4) Temperatura ambiente: O frio reduz e o calor aumenta a elasticidade muscular;
5) Estado de treinamento: Quanto mais treinado mais flexível;
6) Situação do atleta: Após uma sessão de aquecimento, a flexibilidade aumenta ao passo que diminui após um treinamento;
A escolha da composição dos meios e dos métodos de treino da flexibilidade é determinada, antes de tudo, pelo nível individual de desenvolvimento desta capacidade entre as pessoas e sua correspondência às exigências desta ou daquela atividade esportiva. Nas atividades físicas em que a flexibilidade não constitui fator principal, mas apenas determina a condição geral da pessoa (por exemplo: a corrida, o ciclismo, etc.) não exigem geralmente tarefas acentuadas de aperfeiçoamento da flexibilidade.
Atenção!
Em outras atividades físicas em que o nível de desenvolvimento da flexibilidade determina em grande medida o resultado da atividade competitiva (por exemplo: a ginástica rítmica, a ginástica artística, karatê, capoeira, etc.) apresentam-se exigências mais altas e diversificadas em relação ao nível de desenvolvimento desta capacidade.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93