Fundamentos do Futebol - Recepção de Bola

Devemos procurar a posição mais favorável para executar o movimento.
Devemos procurar a posição mais favorável para executar o movimento.

Educação Física e Esporte

09/04/2015

Recepção de bola com o peito do pé: A recepção de bola com o peito do pé é um procedimento que requer um bom domínio e ação rápida, normalmente é utilizado em situações em que a bola vem de maior altura, colocando o pé embaixo da bola que vem caindo. O peso do corpo recai sobre a perna de apoio, ligeiramente flexionada, enquanto a perna que irá executar a recepção deve-se elevar o possível e no contato com a bola, inicia-se o abaixamento da mesma, coincidindo a velocidade da descida com a velocidade da bola. Então, esta deve ficar como que colada ao peito do pé até chegar ao solo.

Recepção de bola com a parte interna do pé: A recepção com a parte interna do pé é elemento indispensável durante qualquer partida. Em uma bola rasteira, a perna de apoio fica ligeiramente flexionada e a outra perna afastada para fora, para que o eixo longitudinal do pé fique perto da bola. O tronco inclina-se um pouco para trás, os braços se colocam ao lado do corpo e o olhar se volta para a bola. No momento do contato, em que a bola alcança a superfície interior do pé, afastamos a perna para trás; este afastamento deve ser um pouco mais lento que a velocidade de chegada da bola. Se a bola vem numa altura inferior que a do joelho, podemos também, recebê-la com a parte interna do pé. A execução do movimento é quase idêntica à técnica do recebimento da bola rasteira; na altura da bola que chega. Com o afastamento da perna no momento do contato com a bola para trás, a força da mesma diminui e facilita o seu domínio.

Recepção de bola com a parte externa do pé: Na recepção de bola com a parte externa do pé, o tronco é ligeiramente inclinado para o lado oposto à recepção da bola, semiflexão do joelho, ponta do pé ligeiramente voltada para dentro, perna de apoio estendida e olhar voltado para a bola. Esta técnica é mais utilizada em situações de emergências. Devemos ter muito cuidado para evitar que ocorra lesão no tornozelo, fato comum nos jogadores que não dominam o movimento correto.

Recepção de bola com a sola do pé: A recepção de bola com a sola do pé é utilizada para receber bolas rasteiras e com muita velocidade. Neste tipo de bola, esta forma de recepção se torna mais recomendável e fácil e ainda proporciona a oportunidade de repor a bola imediatamente em jogo. A posição correta para a recepção é: tronco ligeiramente inclinado para frente, perna de apoio ligeiramente flexionada e a perna de recepção ligeiramente elevada, com a ponta do pé também elevada em relação ao calcanhar.

Recepção de bola com a coxa: Na recepção de bola com a coxa, se a bola vem pelo alto numa altura em que não é possível pará-la nem com o pé, nem com o peito, podemos dominá-la com a superfície da coxa. Portanto, o atleta deverá estar de frente para a bola, peso do corpo sobre a perna de apoio, perna de recepção à frente e flexionada de encontro à trajetória da bola que chega; no momento do contato, deve-se, então, abaixá-la de acordo com a velocidade da bola.

Recepção de bola com o peito: Utilizamos a recepção de bola com o peito quando a bola vem pelo alto em parábola ou em linha reta. Nesses casos a recepção com o peito é a mais recomendada, devido à grande superfície de contato. No momento de recepcionar a bola no peito, procuramos inspirar (murchar no peito) para que a bola amorteça e deslize ao longo do corpo até chegar aos pés e destes ao solo. Devemos procurar a posição mais favorável para executar o movimento. Podemos utilizar a recepção de peito para executarmos até um drible. Esse fundamento requer grande habilidade para se realizar o trabalho de maneira satisfatória. O tronco tem importância fundamental; dependendo da circunstância de jogo ele pode ficar inclinado para frente, para trás ou de lado.

Recepção de bola com a cabeça: Muitas vezes recepcionamos a bola numa trajetória muito alta, onde não podemos alcançá-la, senão com a cabeça. Devemos fazer com que a bola, depois de ser recepcionada, caia o mais próximo possível de nossos pés. No momento deste tipo de recepção, os olhos deverão estar sempre abertos, levantar o pescoço e ficar na posição de ponta de pés para melhor se executar o movimento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93