Etiqueta nos esportes - Condutas incorretas e exemplos negativos
Existe uma série de atletas que não devem ser tidos como referência profissional.
Educação Física e Esporte
15/04/2015
Existe uma série de atletas que não devem ser tidos como referência profissional.
Os casos de indisciplina no esporte não são novidades para ninguém. Não é de hoje, principalmente no futebol, que surgem notícias de problemas causados por atletas considerados “Bad Boys”. São fugas de concentração, bebedeiras, brigas em boates, entre várias outras ocorrências negativas.
Muitos atletas conseguem se sair bem em suas atividades mesmo tendo participado de festas em véspera de partidas importantes. Contudo, a questão a ser discutida não é a sua capacidade profissional, mas o exemplo que este atleta passa para os mais jovens.
Como dissemos anteriormente, os jovens tendem a seguir o modelo de seus ídolos, portanto, é fundamental que o atleta tenha em mente que os erros que cometer em sua carreira podem servir de exemplo para seus fãs.
No mesmo sentido estão os atletas indisciplinados e violentos que não respeitam adversários ou arbitragem. A situação se agrava quando a violência é premiada por Confederações esportivas.
Em 2008 durante uma partida do campeonato italiano, o atacante Adriano, na época jogador da Internazionale de Milão e hoje, atleta do Flamengo, agrediu um adversário com um soco no estômago sem que o árbitro pudesse observar. Naquele momento não houve punição, mas dias depois, foi exemplarmente punido pelo Tribunal Esportivo Italiano a três jogos de suspensão com provas obtidas pelas imagens das câmeras de TV que cobriam a partida.
Entretanto, esse atleta que se encontrava suspenso pelo campeonato italiano foi convocado pela CBF, através do técnico Dunga, para integrar a seleção brasileira de futebol, sob a alegação de que é melhor ter um atleta indisciplinado que saiba jogar bem do que ter um atleta que não tenha qualidade técnica para integrar a seleção.
É preciso lembrar que esses atletas, principalmente os convocados pela seleção, tem influência direta na formação de jovens atletas e qualquer ato de indisciplina deve ser coibido e punido, inclusive pela Confederação Brasileira, para que o atleta possa refletir e entender a gravidade de sua atitude e assim não vir repeti-la em outra ocasião.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93