Atividades físicas e de lazer para idosos

As atividades físicas facilitam a oxigenação do sangue.
As atividades físicas facilitam a oxigenação do sangue.

Educação Física e Esporte

23/04/2015

Veja bem, a prática de atividades físicas regulares é recomendável para todas as idades, de forma a proporcionar saúde e felicidade. Na idade avançada, esta atividade passa a ser indispensável.

Atenção:

As atividades físicas facilitam a oxigenação do sangue, o melhor trânsito sanguíneo pelas células vitais, o funcionamento mais ativo do cérebro, melhoria nas atividades motoras e melhoria no sistema muscular.

Por outro lado, as atividades físicas devem ser orientadas por médicos e acompanhadas por profissionais, seja na academia, no clube ou até mesmo em casa, cuidando-se para que sejam evitados os excessos. No caso de exceder a sua capacidade física, o idoso estará sujeito a complicações relacionadas a doenças cardiorrespiratórias agudas e a danos em sua estrutura óssea fragilizada pelo avanço da idade.

O lazer, por seu turno, é extremamente importante para o exercício da memória e trânsito dos hormônios responsáveis pela felicidade.


Fique atento(a)!

Nos dias atuais, engana-se quem acredita que o lazer para os idosos é ir até a praça dar milho para aos pombos e jogar dominó com os amigos. Estas atividades, além de não serem nada atrativas para os idosos, não cumprem com a função primordial do lazer, que é a de proporcionar pleno gozo do dia a dia, melhorar as condições de socialização, saúde e principalmente, a de aumentar a expectativa de vida.

Tanto isto é verdade que a terceira idade tornou-se uma promissora fatia do mercado, no qual agências de turismo, bingos, casas noturnas, entre outras alternativas de negócios voltadas ao lazer, vem se organizando para atendê-los adequadamente.

O simples desligar-se dos problemas comuns à idade e voltar-se para si próprio, seus interesses e expectativas, é um carregador natural de energia muito importante para esta fase da vida. Selecionamos algumas atividades indicadas para o lazer dos idosos:

Centro de Convivência para idosos: Normalmente, grandes cidades mantêm junto às suas Secretarias de Desenvolvimento, serviços de atendimento aos idosos. O SESC é uma entidade presente na maioria das grandes cidades que oferece ações para a terceira idade, nas áreas de expressão artística, artesanato, literatura, cinema, recreação, trabalhos em grupo, desenvolvimento físico, entre outros.

Leitura de livros: Para quem deseja ter momentos de lazer sem exigir esforço físico ou para idosos com limitações físicas, a leitura é o exercício ideal. Além de exercitar nossa ferramenta mais preciosa (o cérebro), cria momentos de enorme prazer. Caso o idoso não reúna condições de exercitar a leitura sozinho, é recomendável que a família adote o hábito de ler para o idoso histórias ou temas de interesse do mesmo.

Cinema e Teatro: Assim como os livros, ir ao cinema ou teatro pode proporcionar momentos maravilhosos, transportando-o para um mundo mágico de aventura, romance, comédia, drama. Esta atividade permite que o idoso interaja com outras pessoas e esteja a par da cultura.

Música: Além de fonte de descontração quando ouvimos ou cantamos uma música, é importante salientar que nunca é tarde para se aprender a tocar um instrumento. Começando por instrumentos básicos, como percussão, passando aos mais difíceis como violão e flauta, a prática apura os sentidos, aumenta a sensibilidade e coordenação motora, além de ser um elemento de socialização com amigos e familiares.

Dança de Salão e Bailes para a Terceira Idade: O aprendizado de ritmos traz grandes benefícios, pois exercita ao mesmo tempo o corpo e à mente. Não há restrição de idade para se começar a dançar, no entanto, é necessário consultar um médico para saber se o idoso está apto a frequentar estas aulas.

Passeios ao ar livre: Passeios com os filhos e netos, na beira do mar ou em parques, podem propiciar momentos de intenso prazer. Se possível, fazê-los acompanhado de exercícios de alongamento para evitar qualquer problema muscular.

Turismo: Viajar, em qualquer idade, é sempre um prazer. Hoje existem pacotes turísticos específicos para a terceira idade com incentivos de o próprio Poder Público, com um pequeno custo, de modo a estimular o idoso a sair de casa, conhecer novas cidades e regiões, fazer novas amizades e principalmente, divertir-se.


Agora é hora de refletir:

- Quantas vezes tentei discutir com minha família, as diferenças de comportamento de cada geração?

- Alguma vez, já amenizei preconceitos evidentes de outras pessoas que convivem com meu idoso?

- Há um ditado grego que diz: “quando um pai dá a um filho, ambos sorriem. Quando um filho dá ao pai, ambos choram.” Reflita sobre este ditado.

- O que tenho feito para estimular meu idoso à prática de exercícios?

- O que tenho feito para estimular em meu idoso, a vontade de participar de atividades de lazer?

- Alguma vez tive que interceder para evitar agressões ao meu idoso?

- Alguma vez, já me irritei com meu idoso a ponto de discutir com ele?

- O que tenho feito para me acalmar quando não aceito alguma atitude ou comportamento do meu idoso?

- Meu idoso apresenta condições de permanecer sozinho em casa?

Então, o quê você tem feito para incentivar o seu idoso a ter prazer pela vida, após tanto tempo de luta e desafios? Pense nisto!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93