Crescimento Corporal Da Criança E Aparelho Motor Ativo - Sistema Muscular
Educação Física e Esporte
06/05/2015
Até o início da puberdade meninos e meninas pouco diferem quanto à força muscular e sistema hormonal. Após a primeira fase puberal eleva-se o nível de testosterona aproximadamente 10 vezes nos meninos e em meninas uma discreta elevação, acarretando um dimorfismo sexual. (WEINECK, 1999)
Nos meninos o ganho de massa muscular é visível e melhora da capacidade muscular sob anaerobiose. Em crianças pequenas e lactantes a capacidade para atividade anaeróbica é muito restrita, por isso estímulos que promovam uma grande descarga de lactato não devem ser enfatizados durante a infância.
Em oposição, as crianças apresentam uma grande capacidade para o metabolismo oxidativo, possibilitando a utilização dos ácidos graxos livres mais rapidamente, poupando suas reservas de glicose.
De acordo com OLIVEIRA (1999) o trabalho com crianças requer paciência, incentivo, motivação e criatividade constante, pois se sabe que existe uma preferência por esportes com bola e coletivos, sendo que o trabalho do personal trainer é individualizado.
Portanto, a seguir fique atento (a) a cada detalhe de como deve ser feito este trabalho!
Avaliação física:
_ exame médico;
_ avaliação e orientação nutricional caso a criança seja obesa;
_ avaliação dos hábitos de saúde e do condicionamento atlético, medidas de circunferência, diâmetros, índices esqueléticos, condição postural, acompanhamento de estatura, peso e testes físicos específicos.
Frequência semanal: de 2 a 3 vezes por semana, dependendo das outras atividades físicas que já faz. Duração do treinamento: de 45 a 60 minutos diários. Intensidade: leve a moderada de treinamento. Modalidade de atividades: após ter detectado a fase de aprendizagem motora na qual a criança se encontra determinar quais serão as atividades mais recomendadas.
De maneira geral temos que descobrir quais as atividades físicas que a criança mais gosta e, se for obesa, tentar junto com os pais reduzir as atividades sedentárias que realiza trabalhar a autoestima e a imagem corporal: 6 a 10 anos: atividades que envolvam as qualidades físicas básicas coordenação, equilíbrio, agilidade e ritmo; 11 a 14 anos: experiência e iniciação com várias modalidades esportivas; acima de 15 anos: atividades esportivas, musculação, trabalhos cardiovasculares, exercícios corretivos, alongamentos, atividades na piscina.
Reavaliação física:
dependerá do objetivo principal. Deve-se reavaliar todas as variáveis bimestralmente; avaliar a assiduidade do aluno.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
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