Uma visão geral das LER/DORT

Sensação de peso nos membros.
Sensação de peso nos membros.

Educação Física e Esporte

12/05/2015

Os distúrbios ou doenças que acometem sistema músculo-esquelético-ligamentar, são expressas atualmente pelas seguintes termos LER "Lesões por Esforços Repetitivos." e/ou DORT "Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho".

As doenças que se enquadram neste grupo de doenças ocupacionais se manifestam em seu portador com sintomas muito comuns, muitas vezes inespecíficos como, por exemplo:

• Sensação de peso nos membros;

• Processos inflamatórios em ligamentos, tendões, bursas e sinoviais;

• Mal estar;

• Dor;

• Fadiga da musculatura.

Parestesias: São sensações cutâneas subjetivas (ex., frio, calor, formigamento, pressão, etc.) que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação. Contratura da musculatura.

Para melhor definirmos o termo LER, podemos dizer que se trata de uma manifestação devido à ocorrência de repetição do mesmo movimento de forma excessiva de sua frequência, acompanhada ou não por alterações específicas como a inflamação, sendo caracterizada pela presença de dor crônica.

Além da LER atingir os digitadores, atualmente percebemos que a cada dia que passa, aumenta cada vez mais o número de crianças e adolescentes com quadros de tendinites, devido ao uso excessivo de controles de vídeo game, epicondilites em tenistas jovens que enfrentam um ritmo forte nos treinamentos, lesões musculares em nadadores, cistos sinoviais e a síndrome do túnel do carpo nas donas de casa, sem que, em nenhum destes casos, estejamos diante de LER de origem profissional.

Até doenças sistêmicas, distúrbios hormonais, doenças infecciosas, doenças imunológicas, síndromes depressivas, traumatismos fora do local de trabalho, etc., podem desencadear quadros inflamatórios, bem como, quadros compressivos, sem que estes sejam de origem profissional.

Mas nunca se esqueça de que somente estaremos diante de um caso de lesões por esforços repetitivos (LER), quando alguma destas alterações tiver como seu fator causador os movimentos repetitivos.

Desta forma poderemos então ter um quadro de LER de origem profissional quando identificamos o aparecimento da lesão em consequência do trabalho realizado de maneira inadequada. Nessa situação equiparamos a LER com a DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) permitindo dessa forma a correlação do quadro com a atividade ocupacional efetivamente desempenhada pelo trabalhador.

A partir desse princípio básico da relação entre trabalho e o surgimento de lesões, serviu de base para uma nova terminologia, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), nestes casos, equiparando-os a LER.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93