O basquete americano sempre teve grande influência sobre os cidadãos americanos.
Educação Física e Esporte
14/05/2015
O basquete americano sempre teve grande influência sobre os cidadãos americanos, porém, nem todos tinham acesso aos campeonatos universitários.
Com este grande número de atletas que se tornavam profissionais, sentiu-se a necessidade de uma competição que pudesse congregar esses adeptos do esporte.
Criou-se assim, na década de 50, o basquete profissional, com uma liga própria chamada de NBA National Basketball Associaton e que atualmente é considerado o campeonato mais rentável do mundo, com um alto nível técnico e extrema organização.
Você com certeza já viu ou ouviu falar das incríveis enterradas de Michael Jordan, dos passes mirabolantes de Magic Johnson e do magnífico pivô Saquille O’ Neil.
Esses atletas, considerados monstros sagrados do esporte, provaram para muitas pessoas durante anos que o impossível poderia acontecer.
Através de jogos com alta qualidade técnica e física, a NBA até hoje é considerada ponto de referência no basquete mundial, sendo assistido por milhões de pessoas em todo o mundo.
Vale lembrar que após a sua criação, esses atletas considerados profissionais, foram durante muitos anos impedidos de participar de Jogos Olímpicos, já que essa competição tinha como princípio básico a participação de atletas de cunho amador.
Contudo, após a vergonhosa e surpreendente derrota dentro de casa para o selecionado brasileiro, nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (1987), houve um movimento por parte da NBA para que seus atletas participassem de todas as competições, fossem elas amadoras ou não.
O Dream Team de 1992
Com isso, o mundo inteiro pôde ver o melhor basquete que existe, com a participação dos astros da NBA nas Olimpíadas de Barcelona (1992), na qual conquistaram, sem muito esforço, a medalha de ouro.
Astros como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird desfilaram sobre as quadras espanholas e conquistaram milhares de fãs e a denominação de “dream team” (time dos sonhos) para essa equipe.
Atualmente os atletas da NBA participam de todos os campeonatos existentes no mundo, mas deixaram de possuir a hegemonia de anos atrás. No entanto, abriram suas portas para inúmeros jogadores estrangeiros dentro da liga norte-americana, contribuindo cada vez mais para a evolução do basquete.
É importante destacar que muitos atletas brasileiros jogam atualmente na NBA, encontrando espaço para se destacarem entre os melhores na modalidade.
As regras da NBA
O basquete norte-americano, na NBA, possui algumas regras específicas, diferentes daquelas estabelecidas pela FIBA.
Dentre as mais importantes podemos citar:
Tempo de jogo: 4 tempos de 12 minutos cada.
Número de faltas individuais: 6
Linha dos 3 pontos: 6,75 m.
Número de árbitros: 3
Algumas regras do basquete mundial foram atualmente modificadas e trazidas da NBA, como a permanência da posse de bola pela equipe que antes era de 30 segundos e se igualou a liga norte-americana que é de 24 segundos.
Os Globetrotters
No início, o basquete americano era jogado apenas por atletas brancos, pois era proibido que negros participassem de campeonatos ou jogos.
Em face disso, em 7 de janeiro Abe Sapertein, filho de imigrantes poloneses, fundou o “Harlem Globetrotters”, uma equipe de exibição, exclusivamente formada por jogadores afro-americanos.
Eles eram exímios jogadores, malabaristas e humoristas que se apresentavam em vários países, contribuindo de forma significativa para a divulgação do basquete.
Até hoje, esse grupo de “mágicos basqueteiros” faz apresentações e, mesmo com a substituição de todos os seus integrantes originais, sua magia e encanto continuam.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93