O nado peito também pode ser chamado de nado clássico.
Educação Física e Esporte
14/05/2015
O nado de peito também recebe o nome de nado clássico, sendo considerado um dos mais belos e de maior complexidade no que se refere a coordenação.
Alguns relatos históricos descrevem que o nado de peito pode ter sido a primeira forma que o homem encontrou para nadar, pois se tratava de uma forma de locomoção na água adquirida através da imitação da rã, do sapo, razão do seu aprendizado.
É um nado em que o corpo do praticante permanece o tempo todo embaixo d’água, com exceção da cabeça. Em comparação com os outros nados é o mais lento.
Posição do corpo: Na posição horizontal, em decúbito ventral (barriga para baixo), o corpo permanece em nível do ombro e do quadril, com a cabeça se elevando e abaixando imediatamente durante a respiração.
Ação dos braços: Partindo da posição estendida, os braços em apoio, alguns centímetros abaixo da água. Ocorre então um movimento de tração para os lados, para baixo e para trás, com as palmas das mãos inicialmente para fora, depois para trás e finalmente para dentro juntamente com a flexão dos cotovelos. A abertura dos braços deve ser “um pouco” maior que a largura dos ombros, o retorno dos braços deve ser para frente e bem estendido.
Ação das pernas: Partindo da posição estendida, as pernas devem flexionar sobre as coxas, com os pés já colocados na posição para fora, e depois se estender com uma violenta empurrada da coxa para trás e com um movimento ligeiramente arredondado das pernas, mantendo os joelhos com uma pequena abertura, apontados para o fundo.
Muitas vezes a pessoa não consegue sair do lugar durante a pernada do nado de peito, apesar de visualmente estar certo, porque a aplicação da força durante o movimento está incorreta.
Durante a flexão o ritmo do movimento deve ser devagar e na extensão rápido.
Lembre-se que o movimento do nado de peito é curto, circular e de forte impulsão das pernas, realizado com um trabalho importante das plantas dos pés.
Coordenação: Apesar de já termos falado que a coordenação desse nado é muito complexa, a sua execução é passível de ser realizada, bastando apenas um pouco de prática e treino.
Basta prestar atenção e realizar passo a passo todo o processo que envolve a sequência de movimentos.
1. Partir da posição estendida, braços, pernas e cabeça dentro da água;
2. Iniciar com o movimento dos braços um tempo a frente do que os movimentos das pernas;
3. Quando os braços saírem do apoio, as pernas fazem à flexão;
4. Quando os braços terminarem a tração, as pernas estarão terminando a flexão;
5. Quando os braços iniciarem sua projeção para frente, no movimento de devolução, as pernas iniciam a empurrada para trás, terminando o corpo estendido como começou;
6. Respirar juntamente com o início e o final do movimento dos braços.
Na realidade muitas pessoas relatam que aprender o nado de peito foi muito difícil, mais que o prazer na sua execução compensa extremamente.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93