A densidade relativa da água pura é de 1.000 kg/m3.
Educação Física e Esporte
14/05/2015
A água possui algumas propriedades físicas muito importantes para a prática e o aprendizado dos movimentos nesse meio.
Dentre elas podemos destacar:
Densidade
A densidade de uma substância está relacionada à sua massa e ao seu volume. Em uma questão matemática podemos entender a densidade como a massa dividida pelo volume:
D = M (quilos – kg)
––––––––––––––––––––
V (metros cúbicos – m3)
Como exemplo, podemos entender que um bloco de madeira pesando 100 quilos flutuará, mas um prego de ferro, pesando poucas gramas afundará, já que a madeira é menos densa que o ferro.
Quando a água não é totalmente pura, possuindo sais minerais e algumas impurezas como o mar, a densidade é maior do que a água doce, tornando-se a flutuação em água salgada, mais fácil.
A densidade relativa da água pura é de 1.000 kg/m3, um corpo com densidade menor que 1.000 kg/m3 flutuará e com densidade maior, afundará. A densidade do corpo humano é de 950 kg/m3, por isso todos flutuam.
Esses dados não devem ser tratados apenas como auxílio teórico, pois em uma aula prática esse conhecimento será de grande valia para o aluno, principalmente aquele mais temeroso quanto à flutuação.
Flutuação
A flutuação no meio líquido envolve duas leis da física, muito conhecidas que são: O Princípio de Arquimedes e a Lei de Pascal.
Na Pressão Hidrostática, segundo Arquimedes:
“quando um corpo está completo ou parcialmente imerso em um líquido, ele sofre um empuxo para cima igual ao peso do líquido deslocado.”
Já segundo Pascal:
“a pressão de um líquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo imerso em repouso, a uma determinada profundidade”.
Baseado nessas duas leis entende se que a flutuação é a força experimentada como empuxo para cima que atua em sentido oposto a força da gravidade e que o corpo submerso sofre pressão de todos os lados. Sendo assim em maiores profundidades a pressão de baixo para cima aumenta, melhorando a flutuabilidade, fazendo o corpo subir.
Viscosidade
Já que no meio líquido a força da gravidade é combatida firmemente pelo empuxo, a resistência que o corpo exerce na água quanto ao seu deslocamento não pode ser esquecida.
A viscosidade é um tipo de atrito que ocorre entre as moléculas de um líquido que oferece resistência ao movimento debaixo da água em qualquer direção, provocando uma turbulência maior ou menor de acordo com a velocidade que executamos o mesmo.
O ar é menos viscoso que a água, portanto temos mais resistência aos movimentos executados dentro de uma piscina do que fora dela. A resistência que a água oferece é 12 vezes maior do que fora dela.
Na realidade, quanto mais rápido o movimento, maior será o arrastão. Por isso torna-se muito importante o aprendizado correto dos nados, para que haja um menor dispêndio de energia com maior eficiência.
De uma forma prática podemos observar um nadador que possui a técnica correta de um nado e de outro que apenas realiza movimentos incoordenados para se deslocar no meio líquido. O primeiro atravessará a piscina muito mais rápido e com menos gasto energético que o segundo.
A viscosidade também pode aumentar quando nadamos com roupas de uso cotidiano e não de maiô ou sunga. Ela também é maior na água quente do que na fria.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93