O grande tabu da maioria das pessoas é manter o peso ideal. Não importa a idade, o peso é sempre um fator determinante para a nossa saúde.
Uma criança obesa será muito provavelmente um adulto obeso. É na fase da primeira infância que nossas células adiposas (de gordura) se multiplicam, tornando bem difícil durante o curso da vida, eliminá-las. No caso do idoso, além de uma serie de consequências que o estilo de uma vida inteira o trouxe, ele tem uma forte tendência fisiológica a acumular gordura nessa fase, por isso, o cuidado também deve ser tomado para que não agrave o quadro. Um idoso obeso aumenta significativamente o risco de queda e diminui a sua capacidade de realizar as suas atividades básicas da vida diárias (ABVDs) como: levantar, sentar, tomar banho, subir escada, se vestir... Fazer tudo isso sozinho se torna um desafio.
Há estudos que dizem que a quantidade de anos vividos é inversamente proporcional a quantidade de calorias ingeridas, ou seja, segundo esses especialistas, se você quer viver muito, coma pouco.
Sites e mais sites estão soltos pela internet dando um monte de dicas exorbitantes de como perder peso em 24 horas e coisas deste porte. Não precisamos mais ficar falando aqui que são todos altamente prejudiciais a saúde, ne? Por favor!
Como já falamos, um dos fatores para a manutenção da qualidade de vida é manter o peso ideal, sempre. Ter excesso de peso ou estar com menos peso do que deveria pode acarretar uma serie de problemas de saúde, que vão afetar o nosso dia a dia. Acreditem! A maioria das pessoas obesas que eu conheço e que desabafaram comigo pedindo conselhos para ajudá-los a emagrecer, me disseram que um dos fatores chave para resolver mudar, foi não conseguir mais amarrar ou calçar os sapatos sozinho.
É preciso estar alerta a todo tempo com o nosso estilo de vida pois ele determina como e quanto vamos viver.
Para emagrecer, basta uma matemática perfeita entre ingestão e queima. Simples: queimar mais do que ingerir. Mas, assim como manter uma alimentação regular, manter a disciplina do exercício também é bastante complicado para a maioria das pessoas. Para muitos, uma verdadeira tortura (rs).
Durante toda a minha vida acadêmica e profissional, a pergunta que mais escutei foi...
PROFESSORA, QUERO EMAGRECER, QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA QUEIMAR GORDURA?
Resposta: O que você tem prazer em fazer. SIMPLES!
Não adianta eu te falar que Ioga é o melhor, se você gosta mesmo é de spinning. Não adianta eu falar que é dança, se você gosta de luta. Procure um esporte que te dê prazer, que te dê vontade de ir todos os dias, mesmos naqueles dias preguiçosos de chuva, de inverno, ou no calor intenso do verão, ou naquele engarrafamento insuportável da saída do trabalho. Tem pessoas que me dizem que adoram nadar porque é o momento de reflexão, ali na água, sozinho e tem que diga que acha um tédio ficar olhando para o fundo da piscina (rs); outros adoram correr no parque para paquerar; outros gostam de esportes coletivos (vôlei, futebol, futevôlei, beach tênis) porque interagem, fazem amigos e ainda rola a cervejinha no final de semana depois do jogo. Outros gostam de tênis porque requer concentração. Resumindo: busque o que te dá prazer e tenha disciplina, mas não confunda disciplina com rigidez, afinal não somos máquina.
Ok, professora! Mas eu não sei o que me dá prazer!?
Comece por eliminação. Gosto de Luta ou de dança? Quero algo agitado com música alta ou mais calmo? Quero rotina ou sair da rotina? Esporte coletivo ou individual? Água, terra ou ar? Depois disso, procure praticar vários, uma hora você se encontra. E se encontrar vários, é melhor ainda. Procure alterná-los durante a semana e vá em frente. O importante é fazer com leveza, prazer e sem obrigação.
Lembrando apenas que o nosso corpo precisa de pelo menos 1 dia de descanso na semana, que os alongamentos são fundamentais para o evitar as lesões e a água é indispensável.
Procure um profissional de Educação Física que possa te orientar e bom treino.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Andrea Barradas Carneiro e Pedreira
Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador (2006), especialista em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2007) e graduanda em Comunicação Social no Centro Universitário IESB.
andrea.pedreira@yahoo.com.br
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93