O Personal Trainer é o profissional da Educação Física que desenvolve para seu cliente (aluno) um treinamento (PERSONAL TRAINING) envolvendo um processo de aplicação e execução de testes e tarefas.
Estes testes e tarefas devem ser realizados de maneira sistemática e individualizados, sendo a sua utilização baseada em parâmetros morfológicos, biológicos e psicológicos, bem como no grau de condicionamentos físico inicial e no objetivo do cliente (aluno ou atleta).
Perfil e tipos de Clientes
• Emergente (adolescente)
Este cliente apresenta um perfil fisiológico em desenvolvimento de mercado, relacionado com a estética e com o psicológico e é caracterizado pela ansiedade e instabilidade.
• Estético (modelos, artistas, culturistas, atletas, etc...)
Este cliente apresenta um perfil fisiológico com estabilidade e em desenvolvimento. Tem o perfil mercadológico estético em manutenção e prevenção, onde o cliente busca aumentar sua massa corporal magra, diminuir o percentual de gordura, além de melhorar o condicionamento físico geral, o rendimento e a performance.
• Estável (praticantes regulares)
Este cliente tem o perfil fisiológico estável, mercadológico estético e preventivo. Geralmente, este cliente procura aumentar a massa corporal magra, diminuir o percentual de gordura e melhorar o condicionamento físico geral. Com referência ao perfil psicológico, este é estável, controlado e ativo.
• Especial (sedentário, terceira idade, hipertensos, cardiopatas e outros)
Este cliente tem o perfil fisiológico em declínio e mercadológico estético, preventivo e reabilitador. O perfil psicológico instável, reservado e pessimista.
Objetivos específicos do cliente atendendo algumas finalidades Estética – Desenvolver e manter a estética corpórea.
a) Terapêutica – Correção e/ou estabilização de desvios de disjunções orgânicas, de reabilitação, de lesões por esforço repetitivo (LER), e de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT).
b) Profilática – Prevenção de desvios posturais, de lesões musculares e articulares, de falta de atividade física permanente e de lesões por esforço repetitivo.
c) Preparação física – Desenvolvimento e aprimoramento das qualidades físicas relacionadas às estruturas cardiorrespiratórias e neuromusculares.
d) Competitiva – Relacionada ao treinamento de modalidades esportivas.
e) Especiais – Aplicadas à terceira idade, hipertensos, diabéticos, etc.
Para Dantas (2003), a preparação física constitui-se pelos métodos e processo de treino, utilizados de forma sequencial em obediência aos princípios da periodização, visam levar o atleta ao ápice de sua forma física específica, a partir de uma base geral ótima.
O mais usual é que os objetivos têm relação com os seguintes fatores:
• Aumento da capacidade aeróbia, que ocorre normalmente com exercícios aeróbios como caminhada, corrida, natação, ciclismo, etc.
• Redução da gordura corporal, que é preconizada com exercícios de baixa intensidade e longa duração, pois, os lipídeos são utilizados como via metabólica principais.
• Aumento da força muscular, onde se utiliza a musculação com exercícios de grande intensidade.
• Aumento de massa corporal magra, onde a musculação tem um grande papel através da hipertrofia muscular e somado ao exercício aeróbio que estimula a queima da gordura, diminuindo assim a massa gorda e estimulando a massa corpórea magra.
• Redução do estresse, pois, exercícios físicos melhoram a qualidade de vida do indivíduo, fator este que contribui para o alívio do estresse proveniente do modo de vida dos dias atuais.
• Correção postural, por saber que um fortalecimento muscular realizado de forma correta ajuda na manutenção de uma boa postura, além de aliviar uma má postura já instalada.
• Aumento de a amplitude articular, tendo em vista que o treino de alongamento somado também ao flexionamento promovem um aumento das amplitudes, além de uma melhora na prática de exercícios prevenindo até mesmo lesões.
• Aumento da resistência articular para determinada atividade, que é adquirida com treinamento, como, musculação, alongamento e ginástica localizada.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93