As roupas são as peças mais complicadas do vestuário.
Educação Física e Esporte
15/06/2015
As roupas utilizadas pelos trekkers também devem ser entendidas como itens de segurança para a prática do esporte.
Pelo fato do trekking ser praticado na natureza, normalmente em locais de difícil acesso e distantes das cidades, as roupas devem ser propriadas tanto para garantir o conforto do praticante quanto a sua integridade física.
Chapéus – Os chapéus ou bonés são de grande utilidade para proteger o rosto e a cabeça do sol ou da chuva, além de facilitarem a leitura das planilhas durante uma competição.
Calçados – Para a prática do trekking é preciso se desprender da ideia de utilização de um calçado confortável e macio tal como ocorre na caminhada em local plano como o asfalto. O calçado a ser utilizado no trekking deve ser capaz de suportar impactos de pedras, buracos, rios e lamas e sem ferir os pés, bem como deverá ser firme o suficiente na região do tornozelo a fim de evitar torções durante a prática esportiva. Assim, é recomendado o uso de botas de caminhada que, além de trazerem mais estabilidade para o corpo, garantem a segurança dos tornozelos em diversos tipos de terrenos. Ainda nesse tema, a sugestão é que sejam usadas duas meias, uma fina e outra de lã por cima, a fim de diminuir o atrito dos pés com o calçado. Meias de algodão que encharcam com facilidade são desaconselhadas para a prática do trekking.
Roupas – As roupas são as peças mais complicadas do vestuário, pois precisam ser leves, confortáveis, de fácil absorção e evaporação do suor, mas resistentes para proteger a pele de quedas e galhos de árvores encontrados pelo caminho. O mercado já desenvolveu artigos esportivos voltados para os praticantes de trekking, sendo produzido por algumas marcas de roupas esportivas.
Como exemplo temos os produtos Coolmax e Supplex da DuPont, que possuem fios especiais que facilitam a evaporação do suor sem encharcar a roupa, tornando-a mais leve.
No entanto a boa e velha camiseta de algodão e calça jeans também servem de vestimenta para o aventureiro.
Ainda em relação à vestimenta, é essencial que o praticante lembre-se de levar consigo um casaco de frio mesmo no verão, para evitar desconforto em noites ou dias gelados nas montanhas. Um dos casacos mais recomendados é o anorak, que não possui abertura frontal e se veste passando-o pela cabeça; este casaco evita os ventos. O casaco do tipo parka também é recomendado por ser um agasalho mais longo, com abertura frontal e que serve para manter o corpo aquecido.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93