Primeiros Socorros no Trekking

A fratura é sempre uma questão delicada a ser resolvida.
A fratura é sempre uma questão delicada a ser resolvida.

Educação Física e Esporte

15/06/2015

Destacaremos agora os principais acidentes em eventos de trekking e como podem ser resolvidos até a chegada do resgate.

Fraturas e Entorses – A fratura é sempre uma questão delicada a ser resolvida, principalmente quando se trata de uma fratura exposta. Independente do grau, cuide de todos os casos como fratura, imobilizando o membro acidentado. Não tente colocar o osso no lugar ou coisas do gênero, pois somente profissionais especialistas possuem condições de não agravar a situação do acidentado. Faça um acolchoado em torno do membro acidentado e prenda com uma tala para que fique imobilizado. Observe constantemente a pulsação do local para certificar-se de que a tala não está interferindo na circulação.

Cortes e Bolhas – A melhor forma de assepsia de cortes é lavar com sabão neutro e água abundante. Os curativos devem sempre ser feitos com mãos limpas. A melhor alternativa é agir preventivamente fazendo curativos sempre que houver irritação ou queimação nos pés. Não estoure as bolhas, pois a dor só tende a aumentar; se a bolha já tiver estourado, trate como um ferimento comum, lavando e fazendo um curativo.

Insolação e Desidratação – Estes problemas devem ser tratados com atenção, uma vez que os sintomas normalmente aparecem quando o quadro é crítico, sendo muito comum principalmente em um país tropical como o Brasil. A insolação pode ser resolvida com o uso de chapéus, protetores solares e atenção pessoal, pois suas consequências podem ser tão graves quanto à hipotermia, levando o paciente à morte. Quanto à desidratação, também muito comum, pode ser evitada com a hidratação constante do corpo, através da ingestão de muita água e isotônicos. Para os casos de desidratação decorrentes de diarreia e vômito, o soro caseiro é um excelente aliado ao tratamento, podendo ser feito com uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de açúcar, dissolvidos em um litro de água.

Queimaduras – As queimaduras causadas por fogueiras ou fogareiros, por exemplo, devem ser tratadas apenas com água fria e cobertas com gaze estéril. Queimaduras mais graves de segundo ou terceiro grau devem ser tratadas imediatamente em um hospital.

Picadas de animais peçonhentos – Na ocorrência de qualquer tipo de picada de animais venenosos como cobras ou aranhas, a pessoa deve ficar com o membro atingido em posição elevada. Não corte, não esprema, não chupe e não faça torniquete. Leve-a imediatamente para um hospital para receber o soro antiofídico.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93