Estamos falando aqui, em correr, sem parar, por 42,2Km.
Educação Física e Esporte
17/06/2015
Estamos falando aqui, em correr, sem parar, por 42,2Km. Participar de uma maratona será sempre um desafio. Treinar para uma maratona será sempre doloroso! Seguem abaixo algumas dicas para que você possa, juntamente com seu treinador, estruturar um bom programa de treinos para se completar uma Maratona de maneira satisfatória:
O número de pessoas que terminam as maratonas pelo mundo aumenta a cada ano. Pode dar a impressão de que qualquer um seja capaz de correr toda essa distância e que este não é um teste tão difícil assim.
Engano! Mesmo se tornando cada vez mais popular, a maratona é um evento muito difícil.
No aspecto fisiológico, a maratona exige do (a) praticante muitos treinos longos. Quando um (a) corredor (a) treina, para corridas longas, como a Maratona, o seu corpo precisa aprender a utilizar todas as fontes de energias disponíveis, desenvolver um perfil aeróbico potente e forte, aprender a repor de maneira eficaz toda a perda hídrica que acontece em um evento como este e a manter a temperatura corporal em níveis ótimos.
VO2máx: O VO2máx perde seu caráter prioritário cedendo lugar a endurance (Resistência aeróbica) já que o (a) maratonista precisa melhorar e muito suas reservas de glicogênio muscular.
Limiar de lactato: O limiar de lactato continua sendo importante, principalmente nas semanas que antecedem o evento para qual você está treinando.
Correr uma maratona, portanto, não acontece da noite para o dia. Não interessa se seu objetivo é correr bem rápido, se é simplesmente completar a prova sem andar nada, se você vai correr parte da prova e andar outra parte, ou se vai andar o tempo todo.
O planejamento para uma maratona é, com certeza, mais longo, pois precisa de uma base bem sedimentada. Se você é estreante em provas como esta ou está voltando após ter parado há algum tempo, é necessário gastar pelo menos de 2 a 3 meses em treinos de resistência com volumes altos e de baixa intensidade. Neste caso o objetivo é, portanto, conseguir correr de maneira estável e confortável por períodos maiores de que 60 minutos de treino.
Você precisa, portanto, de meses de treino e de já ter participado de pelo menos uma meia maratona. A preparação é longa e terminar uma prova como esta é sempre uma dúvida. O corpo tem que estar no seu melhor dia, a mente tem que estar confiante, o clima não pode estar nem muito quente e nem muito frio.
Aspectos, estes, que, às vezes, fogem um pouco do controle até para aquele (a) corredor (a) que está muito bem treinado (a).
Importante notar aqui o aparecimento da endurance (resistência aeróbica) e dos treinos longos.
São eles que irão melhorar suas reservas de glicogênio muscular permitindo que seu corpo tenha energia suficiente para um estímulo físico tão longo assim.
Uma vez tendo dominado a importância de cada uma das variáveis fisiológicas dentro de um planejamento para correr uma Maratona, temos agora que conhecer os tipos de treinos que podem ser utilizados. Jack Daniels, um dos mais experientes treinadores de maratonistas nos Estados Unidos, usa uma terminologia que considero perfeita para estar ensinando a você.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93