Pode-se dizer que a meia maratona é um evento perfeito.
Educação Física e Esporte
17/06/2015
Pode-se dizer que a meia maratona é um evento perfeito.
O fato de ser conhecida como meia, não faz deste evento uma versão diminuída da maratona, mas uma competição exclusiva com suas próprias demandas.
Nesta distância o limiar de lactato é a variável fisiológica mais importante. O corredor, quando está participando de uma prova como esta, corre a grande maioria do percurso em uma intensidade um pouco abaixo do seu limiar de lactato.
Isso significa que:
- Significa que o acúmulo de lactato sanguíneo e muscular não é tão intenso.
- Significa que você não sofrerá a fadiga muscular momentânea sofrida pelos (as) corredores (as) de 5Km e 10Km.
- Significa que o ciclo respiratório é relativamente confortável durante quase todo o percurso.
- Significa que caso você esteja correndo, monitorando sua frequência cardíaca, ou seja, usando um cardiofrequencímetro como aquele mencionado no início do nosso livro, esta não estará atingindo valores máximos como acontece em corridas de curta distância.
Além disso, temos que prestar bastante atenção em outros itens, já que estamos falando de uma corrida com duração superior à uma hora:
1. Nossas reservas de glicogênio muscular.
2. Nosso mecanismo de controle da temperatura corporal.
3. Nossa hidratação.
A chance de entrar em fadiga, em uma corrida desta, é maior do que em uma corrida de curta distância, mesmo que você esteja correndo a um ritmo menos intenso e, portanto, um pouco abaixo do seu limiar de lactato.
Nos 5Km o VO2máx é a variável fisiológica mais importante, que nos 10Km tanto o VO2máx, quanto o limiar de lactato tem igual importância quando da montagem de um programa de treinos.
E na meia maratona, o que é que devemos nos preocupar em treinar mais?
Com tudo que já foi falado anteriormente, dá para desconfiar que para se obter um bom rendimento nos 21Km precisamos de melhorar nosso limiar de lactato. Esta é a nossa variável fisiológica.
Aí é que está a beleza desta prova, pois ela oferece atrações nunca exploradas. A mais significativa delas é que tal competição combina velocidade e distância melhor do que qualquer outro evento.
Ritmo: O ritmo da meia maratona não é tão intenso que precise de uma grande quantidade de treinos de velocidade.
Volume: O volume da meia maratona também não é tão alto como a de uma maratona, que em muitos casos acaba se tornando o segundo emprego do atleta.
A meia maratona oferece ao corredor um equilíbrio, pois requer quantidades modestas destes dois elementos.
Outro ponto importante a ser citado aqui é o fato de que para se treinar com o objetivo de completar bem uma meia maratona, é essencial que aquele velho trabalho de base seja um pouco mais longo do que o trabalho de base feito nas distâncias mais curtas.
Nossa periodização neste caso, então, passa a ser de, no mínimo, 15 semanas.
A meia maratona é, portanto, um evento fantástico. Uma prova que atualmente atrai milhares de adeptos exatamente pelas características fisiológicas que ela demanda tanto nos treinos, quanto no dia do evento almejado.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93