Características das capacidades físicas

As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo
As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo

Educação Física e Esporte

24/07/2015

Além de resistência cardiovascular, contamos com mais seis capacidades físicas, que são:

resistência muscular localizada; força; flexibilidade; agilidade; velocidade e equilíbrio.

As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.

Vejamos agora uma a uma das capacidades físicas, bem como sugestões de testes (avaliações) a fim de verificar o nível de desenvolvimento da capacidade e possibilidades de evolução do cliente:

Resistência muscular localizada:

É a capacidade de realizar repetições de movimentos musculares.

Material: Colchonete e cronômetro.

Descrição: O aluno deitado em decúbito dorsal com pernas flexionadas, pés sobre o solo e calcanhares a uma distância de 30 cm do glúteo. O ângulo nos joelhos não deve ser menor do que 90º.

O avaliado deve permanecer com as mãos atrás da nuca com dedos entrelaçados, situando seus cotovelos num só plano (abertos) sobre o solo. Seus pés deverão ficar unidos e em contato com o chão, sendo fixados por um companheiro (famoso exercício de abdominal).

O avaliado contrai os músculos abdominais, levando a cabeça e os cotovelos para frente, flexionando o tronco e finalmente tocando os cotovelos nos joelhos. O avaliado volta à posição inicial com seus cotovelos num só plano (abertos) sobre o solo, antes de iniciar um novo ciclo.

Força: É a capacidade de produzir tensão muscular, podendo esta ser estática ou dinâmica.
O teste de força pode e deve ser realizado, traçado a partir da musculatura que se deseja avaliar, buscando sua força máxima. Com este teste, é possível traçar objetivos no treinamento para esta musculatura.

Flexibilidade: É a capacidade de amplitude das articulações. É importante frisar que todas as articulações têm um limite de amplitude e que este limite deve ser respeitado sob pena de lesão.

Material: Banco sueco e fita métrica.

Descrição: O cliente senta-se no chão, com os pés colocados na superfície marcada; as pernas devem permanecer estendidas com uma distância máxima de 35 cm entre os calcanhares; uma pessoa auxilia a permanência das pernas em extensão. O aluno inclina-se para frente, com as duas mãos viradas para o solo e paralelas entre si; a posição de máxima inclinação do tronco à frente deve ser mantida por dois segundos. A marca zero da fita métrica fica aproximadamente sobre a linha dos joelhos.

Serão permitidas apenas duas tentativas para se obter a flexibilidade correta do cliente.

Agilidade: É a capacidade de realizar mudanças rápidas de direções, com grande velocidade. Como exemplo, podemos citar atletas de esportes coletivos como, futebol, basquetebol e handebol, nos quais são necessárias mudanças constantes de direções em busca da bola.

Material: Dois blocos de madeira de 5 cm de largura por 5 cm de altura por 10 cm de comprimento e um cronômetro.

Descrição: Duas linhas paralelas devem ser marcadas no solo, com 9,1 metros de distância uma da outra. Posicionar os blocos de madeira atrás de uma das linhas. O cliente deve começar atrás da linha oposta aos blocos Ao sinal dado pelo avaliador, corre para os blocos, pega um deles e volta para a linha inicial, colocando-o atrás da linha: a seguir corre de volta pegando o segundo bloco e carrega-o de volta até a linha de partida.

Atenção! Serão permitidas duas tentativas.

Velocidade: Conhecida também por resistência anaeróbia, consiste na capacidade de execução de determinada atividade com alta intensidade e em curto espaço de tempo, possuindo como ponto comum a baixa utilização de oxigênio. Exemplo: Corridas curtas.

Material: Um cronômetro e local demarcado.

Descrição: O avaliado posiciona-se atrás da linha de partida e, ao sinal do avaliador, inicia a corrida até a linha de chegada. O cronômetro é acionado no momento exato em que o aluno dá a primeira passada.

Atenção! Será permitida apenas uma tentativa.

Equilíbrio: É a capacidade física obtida em virtude de uma combinação de ações musculares, com o propósito de assumir e sustentar o corpo, posicionado sobre uma base contra a ação de forças externas, de maneira estática ou com movimento. Exemplo, caminhar por uma superfície de pequena amplitude.

Material: trave, com 4 cm de altura e 3 cm de largura, fixadas em dois apoios próximos às suas extremidades.

Descrição: O avaliador deve permanecer em equilíbrio durante o máximo de tempo possível sobre a trave, utilizando o pé dominante. Deverá flexionar a perna livre para trás, segurando-a com a mão do mesmo lado. O outro braço deve ser utilizado para manter o equilíbrio. O avaliado deverá segurar no antebraço do avaliador para assumir a posição correta e o teste será iniciado quando este largar do antebraço.

O avaliado deve manter-se em equilíbrio por 1 minuto e cada vez que perder o equilíbrio, isto é, soltar a perna livre, ou tocar o solo com qualquer parte do corpo, o teste deve ser interrompido momentaneamente, travando-se o cronômetro. Após cada queda, é repetido o mesmo procedimento até completar 1 minuto. O resultado será expresso pelo o número de quedas necessárias para manter o equilíbrio durante 1 minuto.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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