Personal trainer: Teste de capacidade cardiovascular
O treino possibilita o aumento de desempenho físico geral e a capacidade cardiopulmonar
Educação Física e Esporte
28/07/2015
A resistência cardiovascular, conhecida também como resistência aeróbia, é a capacidade que os sistemas circulatórios e respiratórios têm de continuar ou persistir em tarefas prolongadas, que envolvem grandes grupos musculares e que possuem como ponto comum o consumo de oxigênio. Exemplo: Correr, caminhar, nadar e pedalar.
Os corredores de 10000 metros e de maratonas, por exemplo, possuem boas condições em resistência cardiovasculares.
O treino em resistência possibilita o aumento de desempenho físico geral e a capacidade cardiopulmonar, o que vem se mostrando adequado à prevenção de doenças cardiovasculares ou doenças causadas pela falta de movimento.
A verificação do pulso arterial é um procedimento bastante útil para indicar a intensidade. Para tanto, pode-se utilizar uma técnica que poderíamos chamar de Zona Alvo de Treinamento a partir da Frequência Cardíaca Máxima de cada indivíduo.
Frequência cardíaca máxima = 220 – idade.
Zona Alvo de Treinamento para Iniciantes = 50% da Frequência cardíaca máxima.
Zonas Alvo de Treinamento para Praticantes = Entre 70% e 85% da Frequência cardíaca máxima.
Para tornar mais claro, usaremos para exemplificar um jovem de aproximadamente 20 anos de idade:
Frequência Cardíaca Máxima (FCM)= 220 – 20 (anos de idade)
FCM = 200 bpm.
Zona Alvo de Treinamento para Iniciantes (ZAT) = 50% x 200 bpm.
ZAT para Iniciantes = 100 bpm.
Zona Alvo de Treinamento para praticantes (ZAT) = 70% x 200 bpm.
ZAT para praticantes = 140 bpm.
Ao analisar a sua FCM (frequência cardíaca máxima), obtem-se um resultado teórico de 200bpm (batimentos por minuto). Se este jovem for um iniciante, ou seja, não possuir o hábito de praticar exercícios, é preciso monitorar sua frequência cardíaca por volta de 100bpm. Por outro lado, se este jovem já for praticante de exercícios físicos, o monitoramento deverá se enquadrar em uma ZAT (zona alvo de treinamento) entre 140bpm e 170bpm.
Observação: em um programa personalizado, é essencial tanto o aconselhamento quanto a utilização de um teste de VO2máximo (volume máximo de oxigênio), realizado através do teste ergométrico, obtendo-se assim um resultado exato da frequência cardíaca máxima do cliente.
Teste de resistência cardiovascular – corrida (9 minutos):
Material e local: Cronômetro e área demarcada, pista de corrida ou quadra.
Descrição: O cliente fica na posição inicial em pé. Ao sinal, começa a correr. A corrida pode ser intercalada com o andar, mas não se pode parar. A cada 3 minutos, dá-se um aviso. Ao final dos 9 minutos será dado um sinal, nesse instante o aluno ou atleta deverá parar no local em que estiver e aguardar a chegada do anotador. Este, por sua vez, marcará a distância percorrida com precisão de 10 metros.
Objetivo: É percorrer a maior distância em 9 minutos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93