Volta à Calma: Última Parte da Ginástica Localizada
Volta à calma após a prática de uma atividade física extenuante.
Educação Física e Esporte
03/08/2015
A parte final de uma sessão de ginástica localizada é composta de um relaxamento e / ou exercícios de alongamento.
Essa parte final deve conter de 5 a 10 minutos e é muito importante, pois promove ao executante benefícios como:
• Volta à calma após a prática de uma atividade física extenuante;
• Adequado relaxamento muscular;
• Adequado alongamento, evitando assim as indesejáveis dores musculares no dia seguinte.
Da mesma forma que a parte principal, na parte final de uma sessão de ginástica localizada, também devemos levar em conta o conteúdo e o objetivo dos exercícios de alongamento, flexibilidade e relaxamento.
Na realidade, um misto desses conteúdos é muito apropriado nesse caso, variando no tempo de cada atividade desenvolvida.
Durante a parte final de uma sessão de ginástica localizada, alguns objetivos devem ser alcançados:
• Diminuição da frequência cardíaca e respiratória.
• Redução ao máximo do grau de excitação proporcionado pela atividade.
Para que isso ocorra, alguns fatores devem ser observados, como a utilização de uma música lenta, sempre ressaltando a respiração e a concentração.
Além disso, priorizar as estratégias estáticas de flexibilidade como o método passivo, ativo e 3S (Scientific Stretching for Sports). Visar principalmente, ao alongamento dos grupos musculares normalmente encurtados, como a musculatura peitoral, a região lombar, o quadríceps e a região posterior da coxa.
No caso do método passivo, você poderá utilizar um auxílio externo para alongar, como toalha, corda ou até outra pessoa.
Já no método ativo, não há qualquer presença de uma força externa, pois você irá realizar o alongamento de forma independente e sem acessórios.
Evitar as comuns “insistências”, ou seja, durante um alongamento o executante ultrapassar os limites. Isso não deve acontecer, pois além de possuírem uma maior probabilidade de desencadear lesões, estas estratégias produzem uma sensação de dor muscular tardia muito maior, devido a microrrupturas no tecido dos músculos. Também evitar trabalhos de flexibilidade para as musculaturas que foram muito exigidas e fatigadas na sessão de treino.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93