A periodização em qualquer atividade física é a estruturação do treinamento respeitando os princípios científicos da mesma que, distribuídos através das formas de treinamento, devem atingir o objetivo final desejado.
Essas formas de treinamento são inúmeras, porém englobam o número de vezes que você irá praticar a atividade física, o tipo de exercício, o tempo de cada atividade e o seu objetivo.
A ideia de periodizar um treino é antiga e muito usada nos esportes de competição, visando à melhor performance do atleta e considerando os períodos competitivos, de recuperação, etc.
Atualmente, tal ideia vem sendo inserida nas atividades de ginástica localizada em seu cotidiano, com o intuito de qualificar os treinamentos, deixando claros os objetivos que deverão ser alcançados.
Uma boa periodização deve levar em conta os “Princípios Científicos do Treinamento”, o qual conhecerá em unidade própria devida à sua importância, a fim de determinar os níveis de intensidade (volume X intensidade) e os grupos musculares trabalhados a cada atividade.
Além destes cuidados, também é importante observar os períodos de descanso para os músculos que são mais exigidos em uma determinada atividade. Como por exemplo, se um grupo muscular foi mais exigido na atividade de segunda-feira, então isto deve ser levado em consideração para determinar se este grupo muscular será trabalhado na quarta-feira e, em caso afirmativo, não utilizar a mesma intensidade para não sobrecarregar a musculatura.
Outra questão relevante na determinação do planejamento (periodização) é o aluno ter consciência de que um bom treino muscular não poderá ser feito em apenas uma hora de “aula” e, ainda, trabalhando todos os principais grupos musculares ao mesmo tempo. Tudo deve ser feito de forma gradativa e com a devida orientação, onde os resultados virão com o tempo e nunca de maneira imediata.
Mesmo não sendo um profissional da área esportiva ou da ginástica, você deve sempre ter consciência do que está fazendo durante a prática da ginástica localizada, incluindo qual o grupo muscular que está sendo exercitado, o número de repetições e muitos outros fatores (amplitude do movimento, tempo de intervalo entre as séries).
Atenção!
Efetuar uma periodização parece fácil, mas na realidade é uma tarefa bem complicada. Exige muito conhecimento por parte do profissional, não apenas o conhecimento técnico, mas também a realidade de cada praticante compreender suas diferenças físicas, a fim de determinar as variações de intensidade ao longo do ano.
Por isso, ao praticar a ginástica localizada você deve sempre ser orientado por um profissional especializado, ou seja, da área de educação física.
Para que você tenha uma breve noção sobre essa questão da periodização, ela é dividida em ciclos, ou seja, em partes menores:
• Microciclo de treinamento = planejamento de uma semana;
• Mesociclo de treinamento = planejamento de 30 a 45 dias;
• Macrociclo de treinamento = planejamento anual.
Uma periodização deve ser iniciada a partir do macrociclo, onde serão determinadas as intensidades de treinamento ao longo do ano e que deverão variar conforme os “Princípios do Treinamento Esportivo” e os objetivos gerais determinados. A partir do plano geral, determinam-se os mesociclos e, dentro de cada mesociclos, os microciclos de treinamento.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93