A voz

A voz combina com o corpo.
A voz combina com o corpo.

Educação Física e Esporte

13/09/2015

A propósito do treinamento da voz e da fala é conseguir manter a conexão com a verdade do desempenho, em diferentes ajustes de papéis e situações.

Os Recursos são o domínio da respiração, da frequência da emissão, do volume da voz, controle da ressonância, articulação, ritmo, entonação, pausas, ênfases e velocidade do texto. A combinação desses recursos, em inúmeras possibilidades, pode expressar diferentes intenções vocais.

Algumas mulheres no período pré-menstrual queixam-se de problemas de voz. Isso acontece porque nos primeiros dias do ciclo menstrual, na gestação ou ao usar pílulas anticoncepcionais, a voz pode sofrer alterações devido ao edema que se forma nas pregas vocais. Como sintomas pode haver rouquidão leve, voz agravada ou simplesmente cansaço vocal.


FALANDO DA VOZ


Feche os olhos e tente moldar na sua imaginação a figura de um homem ou de uma mulher com traços marcantes de sensualidade e sedução. Agora, tente acoplar uma voz que combine com cada um deles. A voz revela quem somos e como estamos nos sentindo. Os sons que uma pessoa produz com a sua voz trazem informações preciosas sobre seu jeito de ser. A voz combina com o corpo. Podemos mentir com as palavras, mas é muito difícil mentir por meio da voz. Quando falamos pelo telefone com alguém que não conhecemos, podemos moldar uma imagem mental do interlocutor pelo padrão de voz que ele utiliza. Podemos perceber o sexo, a idade, o nível de instrução e até mesmo projetar o tipo físico e a expressão facial do falante.

Quando solicitados a tentar descobrir de quem é uma determinada voz ouvida, tendo várias fotografias para analisar, somos capazes de acertar em até 75% das vezes. O desenvolvimento da voz é ativado e modificado pela ação dos hormônios na adolescência. O estrogênio e a progesterona vão moldar a voz feminina, enquanto a testosterona vai modificar a voz dos homens. Estes mesmos hormônios que vão definir mudanças na voz estão associados ao desenvolvimento dos traços físicos de cada sexo. É durante a puberdade que o tamanho dos quadris das meninas aumenta e a cintura afina indicando a atuação dos hormônios, o início da idade reprodutiva e o grau de sensualidade. Nos meninos, nesta fase, os ombros se alargam, o tronco se molda e os músculos se desenvolvem, evocando maturidade sexual. As conexões entre taxa de hormônios, desenvolvimento corporal e poder de atração por meio da voz são evidentes. Em uma pesquisa feita nos Estados Unidos, em 2006, uma pesquisadora analisou alguns fatores que poderiam predizer o grau de promiscuidade entre homens e mulheres. Para os homens, este fator foi o tipo físico mais musculoso, de ombros largos e quadris mais estreitos. Para as mulheres foi a sensualidade transmitida especialmente por vozes fluidas, soprosas e sussurradas, que conferem caráter mais intimista à situação de fala. Pessoas com vozes mais sensuais são percebidas pelos outros como tendo uma personalidade de características mais desejáveis, o que promove mais chances de ter um número maior de relacionamentos.

A voz é nossa melhor forma de comunicação com as outras pessoas. Através dela podemos cantar, rir, chorar, falar, expressar pensamentos e opiniões. A voz revela nossa identidade, diz como estamos e conta quem somos. Ao longo de toda a vida, a voz vai espelhar nosso estado emocional. Poucas pessoas sabem que a alimentação pode contribuir para termos uma voz mais limpa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Creusa Donizetti da Rosa

por Creusa Donizetti da Rosa

CREUSA ROSA FORMADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL PALESTRANTE PARA MULHERES COM CURSOS DE POMPOARISMO, MASSAGENS, DANÇA PALESTRANTE DE MOTIVAÇÃO E AUTO ESTIMA

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93