Atividade física reduz os sintomas da menopausa

O estudo acompanhou 44 mulheres com idades entre 45 e 58 anos.
O estudo acompanhou 44 mulheres com idades entre 45 e 58 anos.

Educação Física e Esporte

15/04/2009

Uma pesquisa multidisciplinar realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a prática regular de atividade física é mais eficiente do que a reposição hormonal para amenizar os efeitos da menopausa. Sendo capaz de combater os seguintes sintomas: indisposição, fadiga, irritação, insônia, dores no corpo e ondas de calor.

O estudo acompanhou 44 mulheres com idades entre 45 e 58 anos. Algumas entraram naturalmente na menopausa, outras entraram por terem retirado o útero. Durante seis meses o estado de saúde delas foi observado e monitorado pelos pesquisadores. Além disso, preencheram questionários sobre como estavam se sentindo no período.

As mulheres foram divididas em quatro grupos. O primeiro fez atividade física e tomou hormônios. O segundo apenas tomou hormônios. O terceiro praticou atividade física e tomou placebo. Já o quarto se manteve sedentário e tomou placebo. A atividade física usada no teste foi uma hora de bicicleta ergométrica, três vezes por semana.


Resultado:

• Somente as mulheres que fizeram exercício apresentaram melhoria na qualidade de vida.

• O trabalho contribui com o tratamento, uma vez que a reposição hormonal desperta controvérsias pelo risco associado de tumores de mama e útero – explica uma das autoras da pesquisa, Tais Tinucci.


A pedagoga Maria Teresa Leite diz que para ela os resultados começaram a aparecer três meses após ter entrado na academia.

Quando entrou de férias, ficou 15 dias sem praticar os exercícios e os sintomas voltaram.

Segundo a professora de uma rede de academias destinadas a mulheres, Regina Bento de Oliveira, afirma que quase metade de suas alunas se encaixa nesse perfil. Nunca praticaram exercícios físicos, mas quando começam a ver os resultados ficam motivadas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93