Saiba como se sentir à vontade na hora de malhar

É importante ter autoconfiança e escolher uma academia que combine com seu jeito.
É importante ter autoconfiança e escolher uma academia que combine com seu jeito.

Educação Física e Esporte

08/05/2009

Muitas pessoas deixam de ir à academia por falta de dinheiro, por preguiça ou, até mesmo, porque preferem praticar atividades físicas ao ar livre. Mas ainda existem aquelas que não vão às academias por vergonha.

Essas pessoas já conseguiram deixar a preguiça de lado e até sentem vontade de incluir as atividades físicas, que uma academia proporciona, em sua rotina diária. No entanto, não criam coragem de ir ao local por diversos fatores. Primeiro por achar que as roupas de ginásticas nunca são grandes o suficiente para cobrir os quilos extras; segundo por ter a impressão de que todo mundo a está observando, comentando sobre seu corpo ou sobre sua falta de habilidade com os aparelhos e os exercícios que devem ser feitos.

Isso acontece com muitas pessoas, em geral, mulheres. Porém, é importante lembrar que você não está sozinha nessa barca. Para que você se sinta mais à vontade e, aos poucos, perca a vergonha, basta ficar atenta nessas dicas:


• Escolha o lugar certo

É importante que a academia combine com o seu jeito, pois assim é muito mais fácil se sentir bem. Além disso, busque por academias que tenham profissionais que te ajudem e te orientem sempre que for necessário, que te ensinem a lidar com os equipamentos.


• Objetivo

Seu objetivo deve andar junto com o da academia. Por exemplo, se você busca melhorar sua saúde e sua autoestima, não vai se sentir bem em um local cheio de moças e rapazes que se preocupam apenas em ter um corpo definido para estar com “tudo em cima” no verão. Identifique locais que tenham pessoas que se interessam pela saúde e bem-estar em primeiro lugar. O profissional que lhe atende deve lhe passar segurança, pois quanto mais segurança você tiver, menos vergonha irá sentir.


• Profissionais

Os instrutores são responsáveis pelo sucesso do seu treinamento. Sendo assim, é importante que você leve em conta a postura de cada um deles. No caso das mulheres, é interessante que busquem academias com profissionais sérios e competentes, que entendam como passar os exercícios para o sexo feminino, já que não dá para igualar os padrões de força, cargas e objetivos iguais para homens e mulheres.


• Autoconfiança

A autoconfiança é o primeiro passo para seguir em frente e acabar de vez com a vergonha. Coloque sua saúde em primeiro lugar, assim será mais difícil de abandonar o exercício. Escolha exercícios rápidos e que tenham garantia de resultados comprovados.

Depois de alguns dias, com certeza, você se sentirá mais saudável e terá necessidade de se exercitar. E tudo isso sem a tal da vergonha

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93