11/05/2009
Durante anos pessoas que sofrem de hipertensão foram alertadas a não praticarem musculação, pois a maioria dos médicos temia que os picos de pressão sanguínea, provocados durante os treinamentos, pudessem causar problemas perigosos e aumentar a pressão. Mas será, mesmo, que levantar peso é prejudicial aos hipertensos?
Estudos feitos nos últimos anos mostram, ao contrário do que diziam, que a musculação reduz a pressão sanguínea, pois com músculos mais fortes exige-se menos do coração para as atividades do dia a dia.
Um relatório da American Heart Association, publicado na revista científica “Circulation”, mostrou que apenas duas ou três sessões de levantamento de peso por semana, incluindo exercícios de flexões e pressões, foram suficientes para diminuir a pressão sanguínea.
No entanto, apesar de o treinamento de resistência poder beneficiar os pacientes cardíacos, recomenda-se uma consulta com um médico antes de dar início aos exercícios físicos.
O professor de educação física e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura, explica que “o exercício (musculação) promove uma pequena alteração na pressão arterial, em relação aos exercícios aeróbicos, como a corrida. Mas a frequência cardíaca é menor durante a sua execução. Os intervalos entre os exercícios são fundamentais. Por isso os alunos precisam obedecer às recomendações dos profissionais de educação física que prescrevem as atividades”.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93