11/05/2009
Hoje em dia, os adolescentes descobrem o mundo das academias cada vez mais cedo. Alguns vão para se exibir ou paquerar, mas a maioria deles está interessada mesmo em deixar o corpo no capricho; pois, se sentir saudável e de bem com a vida é o desejo de todo mundo.
No entanto, algumas pessoas têm dúvida quanto aos adolescentes praticarem musculação. Afinal de contas, pode ou não pode?
Tomando alguns cuidados e não exagerando nos exercícios, pode. Antes era defendida a ideia de que essa atividade atrapalhava no crescimento, mas agora ela serve de estímulo ao desenvolvimento muscular ósseo. “Hoje a musculação tem se tornado a atividade preferida, principalmente por adolescentes, mas é necessário que se tenha alguns cuidados na hora da prescrição desse exercício. Os adolescentes preferem trabalhos intensos, mas cabe ao professor segurar os ânimos desses jovens, corrigir os movimentos e, se necessário, até suspender a musculação”.
Em qualquer idade, a musculação só pode ser feita quando acompanhada de profissionais formados; pois, o excesso de carga e exercícios feitos de forma errada podem prejudicar o crescimento e o futuro esportivo do adolescente, além de comprometer a coluna e as articulações.
Além disso, antes de começar ir à academia, é importante que seja feita uma avaliação física e, se necessário, uma consulta médica.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93