Estética masculina: saiba como manter o abdômen definido

Os homens dão mais importância aos músculos dos braços e, principalmente, em ter
Os homens dão mais importância aos músculos dos braços e, principalmente, em ter

Educação Física e Esporte

14/05/2009

Quando o assunto é estética corporal, as mulheres estão mais preocupadas em livrar-se das celulites, estrias, ter um bumbum empinado e uma barriga lisinha. Já os homens dão mais importância aos músculos dos braços e, principalmente, em ter um abdômen sarado e, para conseguirem isso, malham sem parar e/ou fazem dietas rigorosas para não terem problemas com gorduras que se acumulam nessa região. Mas você sabe o que determina a forma abdominal?

A pele, a camada do tecido rugoso do subcutâneo, os músculos abdominais, a gordura epiploica e o conteúdo abdominal são os componentes responsáveis pela forma do abdômen.

A pele é a camada mais externa, quando um homem ganha uma “barriga” grande a pele cede. Depois, por mais que a “barriga” desapareça, a pele retrai até certo ponto, podendo então permanecer certo grau de flacidez. Dependendo desse grau, algumas pessoas, embora realizem muitos abdominais e obtenham emagrecimento suficiente, não conseguem mais ter o abdômen marcado.

A camada de gordura subcutânea é uma parte da gordura que se deposita na barriga logo embaixo da pele, mais conhecida como “gordura localizada”. É ela a responsável pelos famosos “pneuzinhos”. Porém, podem ser eliminadas por meio de tratamentos lipolíticos, tendo grande importância na recuperação da harmonia corporal masculina.

Já os músculos abdominais, quando estão flácidos, não conseguem conter a pressão das vísceras abdominais e se projetam para fora, o que ajuda a formar a “barriga”. Caso o paciente tenha uma grande camada de gordura subcutânea, por mais que faça abdominais, não conseguirá eliminar a barriga. No entanto, a correção alimentar e lipolíticos é de extrema importância nesses casos.

Quanto à gordura epiploica, o epiplon é um local de deposição de gordura, particularmente nos homens. É uma estrutura anatômica que se encontra dentro do abdômen, formando um avental por cima das vísceras. Além disso, é sensível ao depósito de triglicérides (gordura criada pelo consumo de carboidratos); daí então surge a “barriga de cerveja”, uma vez que o álcool é um carboidrato. Essa gordura, além de ser um problema estético, está ligada a problemas cardíacos. Pessoas que têm maiores medidas de cintura em relação ao quadril estão mais propensas a apresentarem coronariopatia e infarto do miocárdio.

Em casos de pessoas que tomam muitas bebidas gasosas, apresentam um maior conteúdo gastrointestinal, o qual ocupa espaço e se projeta através da parede abdominal e ajuda a formar a “barriga”. Dessa forma, é importante que o indivíduo passe a ter uma alimentação correta e rica em fibras, pois isso ajuda a reduzir o conteúdo abdominal.

A fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Caroline Amarante Ueno, ressalta que “antes mesmo de sair procurando uma dieta com resultados milagrosos ou realizar atividades físicas sem orientação, a pessoa deve procurar uma orientação de um profissional especializado como: médico, nutricionista e fisioterapeuta, pois o acúmulo da gordura abdominal, ao contrário do que pensam, tem várias origens”.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93