Uso de suplementos probióticos reduz risco de obesidade em gestantes, diz estudo

75% das mulheres que tomaram os suplementos não tiveram acúmulo de gordura.
75% das mulheres que tomaram os suplementos não tiveram acúmulo de gordura.

Educação Física e Esporte

18/05/2009

A gravidez é uma fase que faz parte da vida de quase todas as mulheres; e nesse período surgem aqueles quilinhos a mais e gordurinhas que antes não existiam. Mas não há motivo para pânico, pois um estudo realizado na Finlândia pela Universidade de Turku mostrou que as mulheres que usam suplementos probióticos desde o primeiro trimestre da gestação têm menos risco de se tornarem obesas após o nascimento do bebê.

“Nos últimos anos, estudos sobre probióticos se expandiram significativamente, apresentando variedade de benefícios para a saúde, dentre eles: redução de várias doenças intestinais, cardiovasculares, câncer, obesidade e diabetes. Os probióticos favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e micro-organismos indesejáveis, protegendo a mucosa intestinal e fortalecendo o sistema imunológico”, explica a nutricionista do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.

A pesquisa contou com 256 mulheres, que foram divididas de forma aleatória em três grupos. Ao primeiro grupo foram destinadas apenas cápsulas inócuas, assim como no segundo, mas este último, além das cápsulas, contou com acompanhamento nutricional. Já o terceiro grupo de gestantes teve acesso às mesmas dicas da nutricionista e aos suplementos que continham Lactobacillus e Bifidobacterium, os probióticos mais comuns.

O resultado foi melhor no último grupo, já que apenas 25% dessas mulheres apresentaram o acúmulo de gordura na região abdominal um ano depois de darem à luz. Nas mulheres dos outros grupos, o índice subiu para 43%.

“Os resultados obtidos apontam mais um benefício dos probióticos para a saúde, sendo um trabalho inédito relacionado ao combate ao acúmulo de gordura. O incentivo para a realização de novos trabalhos para elucidação desse efeito deve ser realizado para garantir seu real auxílio funcional para a saúde da mulher, uma vez que podemos obter esses benefícios por meio de iogurtes, leites e bebidas fermentadas”, finaliza a nutricionista.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93