19/05/2009
Pessoas que já sofreram ataques cardíacos não devem deixar de praticar exercícios físicos, pois os benefícios que são propiciados pela prática dessas atividades podem desaparecer em semanas.
Pesquisadores testaram um indicador conhecido como FMD, que serve para medir a dilatação sob fluxo e com ela a flexibilidade de uma artéria à medida que o sangue a percorre, em 228 sobreviventes de ataques cardíacos. As artérias deles apresentavam expansão médica de 4,2%, comparados aos 10% considerados normais em pessoas saudáveis.
Depois disso, os médicos dividiram os pacientes em quatro grupos. O primeiro realizou exercícios de resistência; o segundo fez exercícios aeróbicos; o terceiro combinou os dois métodos de exercícios; e o último não se exercitou.
Depois de ficarem algumas semanas se exercitando, todos os participantes foram “descondicionados”, passando quatro semanas sem atividade física. O estudo constatou que a dilatação se expandiu 5,3% para as pessoas que não haviam se exercitado, mas superou os 10% de média nos três grupos de pessoas que se exercitaram. No entanto, após ficarem as quatro semanas sem se exercitar, a dilatação retornou praticamente aos níveis iniciais nos três grupos de participantes que se exercitaram.
“Qualquer pessoa que abandona as atividades físicas ‘paga’ um alto preço, pois em semanas o organismo retrocede a níveis eventualmente mais baixos do que os encontrados inicialmente”, alerta o professor de educação física e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93