27/05/2009
Não é nenhuma novidade saber que a prática de exercícios físicos, regularmente, traz inúmeros benefícios à saúde e ao corpo, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas. No caso da corrida, aproximadamente 25 ganhos fisiológicos podem ser conquistados ao praticar essa atividade.
Entre os principais benefícios gerados pela corrida, destacam-se: o aumento do débito cardíaco máximo; diminuição da frequência cardíaca de repouso; melhora da circulação coronariana e o auxílio à prevenção do acidente vascular cerebral; hipertensão arterial e da doença coronária.
Além disso, a corrida propicia o aumento da massa muscular, fortalece os tendões, ligamentos e articulações, auxilia o combate à osteoporose e o controle de peso corporal, do colesterol, do estresse, da ansiedade e da depressão. Observa-se também o estímulo ao fim de hábitos nocivos, como por exemplo, uso de álcool e cigarros.
No entanto, para obter ganhos ao corpo e à saúde, é preciso correr uma distância ou tempo suficiente para estimular as adaptações fisiológicas, mas sem exagerar a ponto de ocasionar lesões. Uma hora de exercícios diários é o ideal para que os benefícios sejam alcançados.
O professor de educação física e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura, explica alguns cuidados na hora de praticar o exercício. “A corrida pode ser muito pesada para o seu corpo e principalmente para as articulações. As lesões normalmente são fruto de dores nas articulações não tratadas ou desconsideradas pelos praticantes do exercício. Tomar alguns cuidados diminuiria a probabilidade destas lesões.” Os cuidados, são os seguintes:
• Não aumentar a intensidade e a velocidade muito rápidas. É aconselhável adaptar a velocidade de acordo com sua capacidade (ex: 10% a cada semana);
• Não corra para superar seus limites, corra para melhorar sua tolerância a corrida;
• Dê o tempo de descanso entre os dias de corrida, respeite os limites do seu corpo;
• Cuide bem do local de corrida, pois um local muito duro pode acarretar lesões, bem como um local muito mole pode ocasioná-las também, como por exemplo, lesão do tendão calcâneo;
• Use o tipo de tênis adequado ao esporte e ao seu tipo de pé;
• Cuidado com o peso corporal, pois o excesso de peso pode causar lesões.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93