Cuide do seu ombro ao praticar musculação

É importante estar atento ao posicionamento correto no equipamento de musculação
É importante estar atento ao posicionamento correto no equipamento de musculação

Educação Física e Esporte

10/06/2009

O nosso ombro é a união de cinco articulações que formam a chamada cintura escapular. Neste complexo, ossos como as costelas, escápula, clavícula, úmero (osso do braço) estão estabilizados por ligamentos e músculos. O ombro é a articulação do corpo humano que realiza os arcos de movimento mais amplos, ou seja, movimentos que podem atingir até 180º, o que mostra sua grande importância.


O aumento do número de praticantes de musculação revela um dado estatístico importante: de 8 a 13% das lesões atléticas têm como incidência o ombro e suas estruturas anatômicas. A busca pelo ganho de força muscular, o movimento biomecânico executado de forma errada, exceder os limites fisiológicos, as próprias características individuais e a suscetibilidade podem levar a lesões.


As tendinites, que podem evoluir negativamente para degenerações, rupturas parciais, totais, luxações ou subluxações, instabilidades articulares e hiperlassidões ligamentares podem resultar em diminuição do desempenho, dor e limitação dos movimentos.


O tratamento de lesões no ombro requer avaliação médica criteriosa, em que será escolhido um tratamento conservador, ou cirúrgico nos casos mais graves. A fisioterapia também deve fazer parte do tratamento para auxiliar na diminuição da inflamação, alívio da dor, recuperação dos movimentos em sua totalidade e ganho de força gradual. A finalização do tratamento, tanto no conservador quanto no cirúrgico, consiste na volta do atleta ao seu esporte, no caso, a musculação. Em termos gerais, o tratamento com fisioterapia pode atingir até sete semanas, e o cirúrgico de quatro a seis meses para o retorno da prática desportiva. Vale ressaltar que estes números são relativos a atletas de alta performance.


Para evitar estas lesões, é importante estar atento ao posicionamento correto no equipamento de musculação, não realizar movimentos de abertura lateral dos ombros (abdução) acima de 45º e posicionar as mãos corretamente na barra (pronação ou supinação). Além disso, observe e escute sempre as orientações de seu educador físico.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93