UCI é pioneira na utilização de passaporte biológico contra o doping

A utilização das análises do passaporte biológico para disciplinar 5 ciclistas &
A utilização das análises do passaporte biológico para disciplinar 5 ciclistas &

Educação Física e Esporte

22/06/2009

A União Ciclística Internacional (UCI) aprova o uso de método que detectou substâncias proibidas no organismo de cinco atletas. A utilização das análises do passaporte biológico para disciplinar cinco ciclistas é um fato marcante contra o doping.

Para desenvolver este passaporte, cada atleta passa por pelo menos seis controles anuais nos cinco parâmetros de medição de sangue, que são registrados no documento.

Depois da introdução dos exames de sangue em 1997 e dos testes de detecção de eritropoietina (EPO) em 2001, agora a UCI já faz frente ao doping por meio do passaporte biológico.

Os cinco corredores que estão sendo investigados pelo uso de doping são os espanhóis Igor Astarloa, Rubén Lobato e Ricardo Serrano, e os italianos Pietro Caucchioli e Francesco De Bonis. Apesar de terem dado positivo para o uso de substância proibida no teste do passaporte biológico, eles têm direito à defesa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93