Gestação: grávidas que se exercitam podem evitar uma série de problemas

A gestante ganha menos peso e melhora a atividade cardiocirculatória
A gestante ganha menos peso e melhora a atividade cardiocirculatória

Educação Física e Esporte

13/07/2009

O tempo em que as gestantes precisavam ficar em repouso não existe mais. Hoje, já está comprovado que se a mãe se mantém ativa e saudável, ela faz bem para o bebê e para sim mesma. O exercício não precisa ser proibido. O importante é avaliar qual atividade combina com cada momento da gravidez.


A atividade física é fundamental em qualquer ciclo da vida; e em relação às gestantes não seria diferente, pois os exercícios trazem benefícios, como a melhora da circulação sanguínea, funcionamento do intestino, controle do peso, além de proporcionar um bem-estar geral.


Além disso, os exercícios são extremamente importantes durante o pré-natal, pois, desta forma, a gestante ganha menos peso, melhora a atividade cardiocirculatória e ainda previne quadros como diabetes gestacional e doença hipertensiva específica da gestação. No entanto, é preciso estar atenta a algumas exceções, como por exemplo, os casos de placenta baixa, deslocamento placentário, sangramentos, trabalho de parto prematuro, entre outras razões médicas.


Se a mulher já é praticante de atividade física antes da gravidez, o corpo já está condicionado para fazer este esforço durante a gestação. Caso contrário, iniciar a prática de uma atividade durante este período pode não ser recomendável. Para as mamães que não tinham o hábito de praticar atividades físicas antes da gravidez, recomenda-se a prática de hidroginástica, ioga, pilates, mas somente após completar o primeiro trimestre de gestação. Alguns estudos revelam que a hidroginástica agrada os bebês, além de contribuir de forma positiva para o parto. Fazer caminhadas também é uma boa opção.


O professor de Educação Física e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura, alerta que é fundamental a liberação pelo médico obstetra, de preferência com a assessoria de um personal trainner especializado em grupos especiais. Caso nunca tenha praticado atividade física, mas pretenda dar início no período gestacional, o indicado é que se espere alguns meses e após o parto inicie sua atividade preferida. Ventura ressalta ainda que podem surgir casos que necessitam da interrupção imediata das atividades, daí a importância de um profissional habilitado para o acompanhamento dos exercícios.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93