01/01/2008
Uma equipe científica internacional decifrou o genoma de três fungos do gênero Aspergillus, entre eles o Aspergillus fumigatus, causador de infecções como a pneumonia e a sinusite e principal motivo de morte por infecção em pacientes com leucemia e transplantes de medula óssea.
Os autores da pesquisa, publicada na revista Nature, identificaram uma categoria de 9.500 a 14.000 genes de acordo com a espécie do fungo, dos quais mais de 30% são completamente novos para a ciência no que diz respeito à função ou estrutura.
Esta sequência do genoma do Aspergillus é de grande importância para o desenvolvimento de novos tratamentos médicos.
Entre as principais aplicações desta pesquisa, os cientistas incluem o desenvolvimento de novos tratamentos contra fungos e testes diagnósticos, assim como a compreensão e prevenção de alergias e doenças como a pneumonia e a sinusite.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93