Saneamento básico doenças

Cidade sem saneamento aponta para doenças
Cidade sem saneamento aponta para doenças

Enfermagem

25/07/2012

O saneamento básico é uma questão que não é tratada com responsabilidade no Brasil. Enquanto temos regiões muito desenvolvidas, temos outras que a população não tem o mínimo para viver de forma digna.

A falta de saneamento básico é o início da cadeia que faz com que a população desenvolva doenças. As crianças são as mais afetadas com diarreias, vômitos, mas não podemos deixar de relacionar os adultos que da mesma forma desenvolvem doenças devido o saneamento básico precário.

Como o próprio nome diz, saneamento básico, é o mínimo que uma população deve ter para poder viver tranquilamente sem doenças e com saúde. Entender que nós podemos contrair doenças por causa de esgoto, lixo não é uma tarefa difícil, mas fazer com que os governantes invistam nisso, essa sim é uma tarefa muito complicada.
Saneamento básico e doenças são questões que sempre estarão juntas, portanto cabe a nós como população, eleitores, exigir providências dos nossos representantes. E como profissionais de saúde devemos educar e orientar a população quanto as regras básicas para prevenção das doenças causadas por falta de saneamento básico.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Alisson Daniel Fernandes da Silva

por Alisson Daniel Fernandes da Silva

Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93