Ocitocina

A ocitocina é considerado o hormônio do amor por mexer com as sensações.
A ocitocina é considerado o hormônio do amor por mexer com as sensações.

Enfermagem

10/10/2012

Confesso que faz pouco que comecei a entender todo o contexto que envolve esse hormônio maravilho, pois acreditem todos já sentimos seu efeito em algum momento da vida, no parto, na amamentação, e pasmem mesmo quem nunca teve filhos também já o sentiu, ao ter um orgasmo delicioso, um beijo mais quente e ao se apaixonar. Me encanto em pensar no poder que esse hormônio tem sobre o corpo do ser humano, não somente na mulher, mas também no homem.

Ao presenciar um parto, sente-se na pele a presença desse poder. A mãe ao colocar os olhos no seu bebe explode de ocitocina, desenvolvendo por ele o amor materno, gigantesco que chega ser palpável. Em um parto que acompanhei o paciente já apresentava puxos, e minha colega me disse que estava sentindo cheiro diferente, adocicado. Eu logo pensei e disse é cheiro de amor, cheiro de ocitocina, cheiro de bebe chegando, ela sorriu e entendeu, seus olhos brilharam.

Todos que tem a oportunidade de acompanhar nascimentos podem sentir isso, mas claro, quem só enxerga dor, sofrimento, doença, não vai sentir na alma a quão poderosa e transformadora é essa sensação. É vida minha gente, parto é vida, é sangue correndo nas veias e esperanças se renovando, por isso, aconselho, deixe a ocitocina agir na sua vida, viva as experiências por ela proporcionada, e já adianto é viciante.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Grazi Valim

por Grazi Valim

Sou acadêmica de enfermagem do 9º semestre, técnica de enfermagem e Doula, sempre trabalhei na Área obstétrica.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93