03/01/2013
A espiritualidade vem sido apontada como importante fator na qualidade de vida.
A medicina oriental busca integrar de forma explícita a dimensão espiritual ao binômio saúde-doença.
A espiritualidade é uma característica exclusiva do ser humano.
Em toda a história, a saúde foi denominada como fator esquecido na saúde física e mental, mas nos últimos anos esta visão vem se modificando devido a a publicação de diversos estudos científicos mostrando uma associação entre espiritualidade e saúde.
Einstein já dizia que um cientista também pode ser um religioso e hoje as paredes que dividem a medicina e a espiritualidade estão ruindo.
Nos estudos encontram-se a variável felicidade associada a freqüência/presença em serviços religiosos.
As organizações religiosas também contribuem para a integração da comunidade, os princípios da religião podem atrair pessoas com disposição para a felicidade, a religião pode explicar um propósito na vida que promova bem-estar.
Não importa qual a crença, mas sabe-se que o cérebro é capaz de processar as emoções, aprendizados, noções de moralidade e afetividade, entre outras funções, é também responsável por validar a espiritualidade.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Possui Graduação em Enfermagem, é especialista em Enfermagem do Trabalho e em Docência para o Ensino Técnico e Superior em Enfermagem, cursando Especialização em Enfermagem em Cuidado Pré Natal pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93