A escabiose, conhecida popularmente por sarna, é uma parasitose da pele causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. A sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo, como ocorre entre pessoas que moram na mesma casa ou em crianças de creches. Os ácaros são seres microscópicos de oito patas, da classe dos aracnídeos.
O Sarcoptes scabiei tem um tamanho médio de 0,3 milímetros, que é basicamente o limite do que o olho humano nu consegue ver. O Sarcoptes scabiei é um parasita que vive, alimenta-se e reproduz-se em nossa pele. O ciclo de vida deste ácaro dura cerca de 30 dias. Após a cópula, o ácaro macho morre enquanto a fêmea penetra através das camadas superficiais da pele, criando um microscópico túnel, onde ela fica entocada, depositando os seus ovos durante toda sua vida, que dura cerca de 30 a 60 dias. A fêmea do Sarcoptes scabiei libera 2 a 3 ovos por dia.
Os ovos eclodem em três ou quatro dias, e as larvas recém-nascidas fazem o caminho de volta em direção à superfície da pele, onde amadurecem e podem se espalhar para outras áreas do corpo. Os ácaros Sarcoptes scabiei produzem enzimas que degradam as proteínas da pele, principalmente a queratina, que serve de alimento para os mesmos. Conforme eles se movem através da epiderme, vão deixando para trás as suas fezes, criando lesões lineares na pele.
As lesões e a coceira da escabiose são resultados de uma reação alérgica da pele contra o próprio ácaro, seus ovos e fezes. Ter sarna não é necessariamente um sinal de má higiene. A escabiose é uma infecção transmitida entre pessoas através de contato próximo. Os casos mais habituais são entre familiares que vivem na mesma casa, compartilhamento de roupas, roupas de cama. Exército, lares para idosos, creches e presídios, ou por relações sexuais.
É comum em ambientes lotados e pouco higiênicos, como cadeias e zonas de baixo meretrício. São locais onde frequentemente há surtos de sarna. O ácaro pode perfurar e penetrar na pele em, aproximadamente, 2,5 minutos. Isso leva a uma coceira intensa, associada a lesões de pele causadas pela penetração do ácaro e pelas coçaduras. Os doentes com sarna norueguesa são altamente infectantes, possuindo grande quantidade do ácaro nas escamas da pele.
O ácaro Sarcoptes scabiei consegue sobreviver no ambiente por 24 a 48 horas, o que torna possível a transmissão através de roupas, lençóis ou toalhas, apesar desta via não ser a mais comum. Cães e gatos, também tem sarna, só que o ácaro que os infecta é diferente, e a transmissão para humanos é pouco comum. Quando ocorre é geralmente em animais bem infestados de ácaro. O homem não é o hospedeiro da sarna canina ou felina, o ácaro não se reproduz e sua infecção dura apenas alguns dias (o tempo de vida do ácaro). O sintoma clássico da escabiose é uma coceira difusa pelo corpo, que costuma ser mais intensa à noite.
Os sintomas incluem uma erupção cutânea que provoca coceira intensa acompanhada de pequenos nódulos (bolinhas) vermelhos e túneis que têm a aparência de linhas finas, onduladas, brancas ou acinzentadas. As erupções e os túneis aparecem, geralmente, entre os dedos das mãos, ao redor dos pulsos e cotovelos, nas axilas e ao redor do umbigo e genitália masculina. Em bebês e crianças pequenas, as regiões da cabeça, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés também podem ser afetadas.
A erupção provoca muita coceira, em especial à noite. A coceira pode ser causada por uma reação alérgica ao ácaro, a seus ovos ou dejetos. Os ácaros não são por si só perigosos, mas as pessoas ao se coçarem podem provocar o aparecimento de infecções secundárias por bactérias, que às vezes são perigosas. Os sintomas da escabiose podem ocorrer entre duas e seis semanas após o contato com uma pessoa infestada ou com seus objetos pessoais.
As pessoas que já tiveram escabiose no passado poderão desenvolver os sintomas poucos dias após a exposição porque já foram sensibilizadas pelos ácaros. Seus sintomas poderão também ser mais leves. Evite o contato direto da pele com a pele de qualquer pessoa que recebeu recentemente um diagnóstico de escabiose e não use as roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas dela.
As crianças que receberam diagnóstico de escabiose não devem voltar à escola até serem tratadas. Sarna Norueguesa (ou Crostosa) A sarna norueguesa (também conhecida como escabiose norueguesa ou escabiose crostosa) é o nome dado a um tipo muito sério de escabiose (causada pelo mesmo ácaro). Trata-se de uma infestação rara que causa feridas com crostas espalhadas por grande parte do corpo.
As pessoas com o sistema imunológico debilitado, os idosos e aqueles que não apresentam pruridos durante a escabiose têm maior probabilidade de apresentar a sarna norueguesa. As pessoas com sarna norueguesa têm maior probabilidade de transmitir os ácaros por serem portadores de um grande número desses parasitas e pela ampla contaminação de suas roupas de cama, vestuários e objetos com que entram em contato. Dicas É muito importante: escaldar as roupas, lençóis e toalhas ou colocá-las para congelar.
Isso evita uma nova reinfecção. Toda a família e/ou parceiros devem ser tratados simultaneamente para evitar a reinfestação. Troque de roupas diariamente porque o ácaro sobrevive horas, às vezes dias, fora do corpo. Lave as roupas de uso pessoal, de cama e de banho diariamente. Procure certificar-se de que todas as pessoas com que convive proximamente estão recebendo tratamento simultâneo.
Referencia
http://www.cdc.gov/parasites/scabies/index.html
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Marcia Gonzalez Dias Soares
Marcia Gonzalez
Comecei como técnica de Enfermagem,hoje Graduada em Enfermagem pela Universidade Nilton Lins (Manaus),Especialização em Unidade de Terapia Intensiva e saúde Publica com Enfase em Saúde da família (Uninter Curitiba).Realizei voluntariado por 1 ano na Etnia Sateré-Maué (AM).Atualmente trabalho na Secretaria de saúde e Defesa Civil no Rio de Janeiro.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93