Oximetria de pulso

Não substitua a medição da gasometria arterial
Não substitua a medição da gasometria arterial

Enfermagem

21/02/2013

A oximetria de pulso é um método não invasivo de monitorar continuamente a saturação de oxigênio da hemoglobina (SpO2 ou SaO2).

Embora a oximetria de pulso não substitua a medição da gasometria arterial, ela constitui um instrumento efetivo para monitorar alterações sutis ou súbitas na saturação de oxigênio.

Uma sonda ou sensor é preso na ponta do dedo, fronte, lobo da orelha ou crista nasal. O sensor detecta as alterações nos níveis de saturação do oxigênio ao monitorar os sinais luminosos gerados pelo oxímetro e refletidos pelo sangue pulsátil por meio do tecido para a sonda.

Os valores normais da SaO2 são de 95 a 100%. Os valores inferiores a 85% indicam que os tecidos não estão recebendo oxigênio suficiente, e o paciente precisa de avaliação adicional.

Os valores da SaO2 obtidos na oximetria de pulso não são confiáveis na parada cardíaca e no choque, quando foram usados corantes ou medicamentos vasoconstritores, ou quando o paciente apresenta anemia grave ou um alto nível de monóxido de carbono.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93