Os nervos são ramos dos nervos vago e laríngeo, recorrentes e dos troncos simpático
Enfermagem
22/02/2013
O leito capilar pulmonar é o maior leito vascular do organismo. Ele cobre uma área de 70 a 80 m2, Quase tão grande quanto à área de superfície alveolar. A rede de capilares é tão densa que poderia ser considerada como uma lamina de sangue interrompido por pequenos postes de suportes verticais.
Superfície alveolar
O volume capilar pulmonar em repouso é aproximadamente 70 ml. Este volume durante o exercício aumenta e aproxima-se de 200 ml. Essa elevação ocorre em parte, devido ao recrutamento de segmentos capilares fechados ou comprimidos, à medida que o aumento do débito cardíaco eleva a pressão vascular pulmonar.
Além disso, os capilares abertos podem se dilatar com o aumento das suas pressões internas. Isto ocorre quando os pulmões estão cheios de sangue, como ocorre na insuficiência cardíaca esquerda, que está associada à elevação da pressão arterial esquerda.
As veias pulmonares levam o sangue de volta para o átrio esquerdo por meio dos ramos convencionais e supranumerários. Por causa do grande número e das paredes delgadas, as veias pulmonares constituem um amplo reservatório de sangue, e podem aumentar ou diminuir a sua capacitância, de forma a garantir um débito ventricular esquerdo constante em face do fluxo variável na artéria pulmonar.
As artérias e veias pulmonares com diâmetro acima de 50 micrômetros contêm músculo liso. Estes vasos regulam ativamente o seu diâmetro e, desta forma, alteram a resistência ao fluxo sanguíneo.
As artérias brônquicas, usualmente são em número de três, são fonte de sangue sistêmico bem oxigenado para os pulmões. Estas artérias acompanham a árvore brônquica e dividem-se com ela. Elas enchem as paredes dos brônquios, bronquíolos, vasos sanguíneos e nervos, além de perfundirem os nodos linfáticos e maior parte da pleura visceral.
Aproximadamente um terço do sangue vai para o átrio direito por meio das veias brônquicas, enquanto o remanescente drena para o átrio esquerdo via veias pulmonares. Este sangue desoxigenado, que se mistura ao sangue rico em oxigênio nas veias pulmonares, contribui para a diferença alvéolo-arterial de oxigênio em indivíduos normais.
Suprimento nervoso da traqueia
Os nervos são ramos dos nervos vago e laríngeo, recorrentes e dos troncos simpáticos; eles são distribuídos para músculo traqueal e para a túnica que reveste a traqueia.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93