Enfermagem do trabalho: Implantação de medidas de segurança

Os trabalhadores devem receber treinamentos que abordam os riscos
Os trabalhadores devem receber treinamentos que abordam os riscos

Enfermagem

16/04/2013

Este item diz respeito à NR 32 na qual descreve como objetivo estabelecer diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores. Assim sendo, por serviço de saúde ocupacional entende-se qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, incluindo as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde (BRASIL, 2009).

A NR 32 baseia-se nos riscos a que está exposto o trabalhador. Isso é possível de acordo com a simbologia das cores conforme o local de trabalho. A figura abaixo mostra um exemplo de local de trabalho em que não se utiliza a simbologia das cores, mas existe risco para o trabalhador.

As cores devem ser organizadas como organograma, e expostas para todos, sendo de grande importância que as informações sejam transmitidas para que entendam o objetivo desta organização de simbologia dentro do local de trabalho.

Estas cores são utilizadas por meio de um mapa de risco, elaborado de acordo com o local de trabalho.

O trabalhador irá encontrar diversos riscos como, por exemplo:

- Riscos Biológicos: Vírus; Bactérias; Protozoários; Fungos; Parasitas; Bacilos.

O Ministério do Trabalho e do Emprego (2009) descreve a classificação dos agentes biológicos:

- Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e coletividade, sendo considerado com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.
Exemplos: alguns gram-negativos, tais como Escherichia coli.

- Classe de risco 2:
moderado risco individual para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem então causar doenças ao ser humano. Exemplo: Mycobacterium leprae

- Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade, podendo causar doenças e infecções graves aos ser humano. Exemplo: Mycobacterium Tuberculosis

- Classe de risco 4: risco individual elevado para o trabalhador com probabilidade elevada para a disseminação à coletividade, tem grande poder de transmissão de um indivíduo para o outro. Podendo causar doenças graves, para as quais não há meios eficazes para a profilaxia ou tratamento. Exemplo: Vírus da Varíola (major, minor)

- Riscos Químicos:
Poeiras; Fumos; Névoas; Neblinas; Gases; Vapores; Produtos químicos em geral.

As vias de penetração são as vias respiratórias. Quando do uso inadequado, prejudica todo o serviço e tem consequências para a saúde do funcionário.

- Riscos Físicos: Ruídos; Vibrações; Radiações; Frio; Calor; Pressões anormais; Umidade.

- Das Radiações Ionizantes: a NR 32 descreve que é obrigatório manter no local de trabalho, e à disposição da inspeção do trabalho, o Plano de Proteção Radiológica que deve ser elaborado e implementado pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO.

O trabalhador, neste caso, deve permanecer nestas áreas o menor tempo possível para a realização do procedimento, deve ter conhecimento dos riscos associados ao trabalho no que diz respeito ao risco radiológico. Também deve estar capacitado por meio de educação continuada para a proteção radiológica, usando o EPI adequado (BRASIL, 2009).

- Da Manutenção das Máquinas e Equipamentos

A NR 32 descreve que os trabalhadores devem receber treinamentos que abordam o conhecimento direcionado à higiene pessoal, riscos biológicos, físico e químico, sinalização, tipos de EPI. As máquinas e equipamentos devem ser submetidas à inspeção prévia e às manutenções preventivas, de acordo com as instruções dos fabricantes.

- Dos Resíduos


Os trabalhadores devem ser capacitados por meio de educação continuada, com relação à segregação, acondicionamento e transporte dos resíduos; definições, classificação e potencial de risco dos resíduos, sistema de gerenciamento adotado internamente; formas de reduzir a geração de resíduos, conhecimento das responsabilidades e de tarefas; conhecimento e orientações de Equipamentos de Proteção Individual - EPI (BRASIL, 2009).

- Da Limpeza e conservação


Este item também deve abordar a capacitação dos trabalhadores que realizam a limpeza dos serviços de saúde. Cabe à empresa providenciar carro funcional destinado à guarda e transporte dos materiais e produtos indispensáveis à realização de atividades; providenciar materiais e utensílios de limpeza que preservem a integridade física do trabalhador; proibir o uso de adornos; proibir a varrição seca nas áreas internas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93