Imunização no Brasil

Campanhas de vacinação no Brasil são reconhecidas mundialmente
Campanhas de vacinação no Brasil são reconhecidas mundialmente

Enfermagem

19/06/2013

No início do século XX o Rio de Janeiro sofria com surtos de doenças como febre amarela, varíola, tuberculose, malária e outras epidemias. Em 1904 o médico Oswaldo Cruz foi convocado pelo presidente Rodrigues Alves para que, de alguma forma, conseguisse controlar a varíola na população. Oswaldo tem a ideia de criar um programa de vacinação para a imunização de toda a população brasileira.

O Presidente Rodrigues Alves baixa um decreto que obriga toda a população a ser vacinada, mesmo contra a vontade. As pessoas, revoltadas com esse decreto, vão até as ruas e protestam. Acontece um levante popular que ficou conhecido como Revolta da Vacina. Os comprovantes de vacinação passaram a ser obrigatórios para que o cidadão pudesse se casar, matricular-se e realizar outras atividades.

Mesmo com um histórico não tão positivo, as campanhas de vacinação no Brasil são reconhecidas mundialmente. De acordo com o Ministério da Saúde, por meio de vacinações, já foram erradicadas doenças como a poliomielite e a varíola, já o sarampo está eliminado. Esses dados do Ministério da Saúde indicam a importância das campanhas de vacinação na saúde coletiva da população.

Para conseguir essas erradicações, o Ministério da Saúde criou um programa de imunização no Brasil. O programa recebeu o nome de Programa Nacional de Imunização (PNI). Esse programa foi criado em 1973 e foi por meio dele que o Brasil alcançou o êxito nas erradicações das doenças. O PNI é referência mundial servindo como exemplo para outros países.

Bibliografia:
GOHN, Maria da Glória. História dos Movimentos e Lutas Sociais: a construção da cidadania dos Brasileiros. São Paulo. Edições Loyola. 2003
Ministério da Saúde. Programa Nacional de Imunização. Brasília. 2003

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93