Síndrome de Fournier

Uma doença rara, provocada por um infecção bacteriana
Uma doença rara, provocada por um infecção bacteriana

Enfermagem

16/09/2014

A Síndrome de Fournier é uma doença rara, provocada por uma infecção bacteriana, que afeta a região genital e provoca a morte das células, levando ao surgimento de sintomas semelhantes aos da gangrena, como pele escurecida, cheiro fétido e inchaço da região. Retratada pela primeira vez por Baurienne no ano de 1764, ganhou o nome Síndrome de Fournier em homenagem ao médico francês Jean Alfred Fournier, quem detalhou a síndrome em publicações no período entre 1863 e 1864.


O principal agente isolado é a bactéria E. Coli., podendo, no entanto, ser causada por diferentes organismos anaeróbicos, por enterobactérias, por estafilococos e por estreptococos. Alguns indivíduos são enquadrados no grupo de risco.


Portadores de diabetes mellitus, de obesidade mórbida, de doenças malignas, de cirrose, de doenças vasculares, de comportamentos como alcoolismo e uso abusivo de drogas são alguns deles.


Geralmente, a Síndrome de Fournier é mais comum em homens, em crianças ou idosos em estado debilitado, mas também pode afetar mulheres de qualquer idade.


A Síndrome de Fournier tem cura e não é contagiosa, porém o tratamento deve ser feito adequadamente e de acordo com orientação do ginecologista.


As causas da Síndrome de Fournier ainda não são conhecidas, mas a doença está relaciona com o desenvolvimento de bactérias E. Coli e outros microorganismos, que surgem devido:

• Falta de higiene;

• Pregas na pele, que acumulam bactérias;

• Diabetes mellitus;

• Obesidade mórbida;

• Baixa vascularização e trombose nos vasos sanguíneos da região;

• Pancadas com formação de hematomas;

• Pequenas infecções.


Outros fatores de risco incluem doenças malignas, cirrose, alcoolismo e uso abusivo de drogas. Além disso, a utilização excessiva de antibióticos contribui para o aumento de casos da doença, que era muito rara.


Os cuidados de enfermagem na Síndrome de Fournier são fundamentais no tratamento, pois é necessário fazer curativos diários com propriedades antibióticas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Mariana Oliveira do Rosario

por Mariana Oliveira do Rosario

Enfermeira Assistencial e esteticista, pós-graduanda em enfermagem do trabalho, com experiência profissional hospitalar e em centro de estética, atuante em cuidados diretos com pacientes clínicos e pré e pós-operatórios de diversas especialidades. Possuo projetos referentes a educação em saúde e em terapias alternativas.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93