03/11/2014
INTRODUÇÃO
O dinamismo no processo de trabalho e a velocidade nas mudanças tecnológicas e organizacionais trazem consequências diretas à saúde do trabalhador, pois a partir do momento em que o trabalho passa a ser altamente exigente, ele se configura, consequentemente como desgastante para os trabalhadores e potencial gerador de doenças ocupacionais (ROCHA, 2007).
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, Leinº8.080 de 1990 em Brasil (2007), que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, em seu artigo sexto, paragrafo terceiro, há a definição de saúde do trabalhador:
Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, [...].
Conforme Delcor (2004), o trabalho humano é fonte de realização, satisfação, prazer e contribui para construção da identidade dos sujeitos. Por trás dessa realidade, o tipo e a organização do trabalho podem gerar elemento patogênico e assim estar configurado num processo nocivo à saúde. Assim ocorre com os professores e empregados no setor da educação, dentre outras categorias, uma das que mais se expõem ao risco de doenças ocupacionais.
A pertinência em realizar o presente estudo justifica-se pelo aumento das doenças ocupacional no corpo docente levando ao absenteísmo e afastamento do trabalho. Esses profissionais usam, além do intelecto, todo o corpo para desempenhar o ofício, interferindo nas condições e na qualidade de vida do homem e, portanto do trabalhador. Diante do que foi exposto, o este estudo teve como objetivo levantar o conhecimento produzido sobre as doenças ocupacionais inerentes ao exercício da profissão docente.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, embasada em literaturas publicadas e referenciadas no banco de dados da Scientific Eletronic Library Online(SCIELO), publicadas entre os anos de 2005 a 2013 e identificados pelos seguintes descritores: Saúde do professor, Docência e saúde, Saúde e trabalho docente. Tal pesquisa foi realizado no período de abril a agosto do ano de 2013. Foram considerados critérios de inclusão todos os artigos publicados no período analisado, publicado no idioma português e com abordagem sobre as doenças ocupacionais inerentes à profissão docente. Em posse das literaturas, procedeu-se à leitura detalhada de cada documento e, com isso, construiu-se um referencial teórico sobre o tema.
O levantamento bibliográfico possibilitou identificar inicialmente 243 artigos, e destes 21 com a temática Saúde do Professor, dos quais 13 estão diretamente vinculados ao objetivo dessa investigação. As variáveis investigadas foram: ano de publicação, metodologia utilizada e periódico divulgado. A pesquisa foi organizada em três categorias, elaboradas segundo os critérios citados: Distúrbio da voz, Distúrbio mental e Distúrbio osteomuscular.
A pesquisa bibliográfica foi organizada em forma de tabelas, onde há exposição de todos os dados de produções científicas e em três categorias elaboradas com base na interpretação do referencial teórico.
Tabela 1 Distribuição da produção científica de 2005 a 2013 relacionando o tema saúde do professor.
Periódico |
Nº de artigos |
Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol |
3 |
Pró-Fono Rev. de Atualização Cientifica |
2 |
Rev. Bras. Epidemiol |
2 |
Rev CEFAC |
2 |
Rev. Saúde Pública |
2 |
Cad. Saúde Pública |
1 |
Fisioter Mov. |
1 |
Fonte: Base de Dados SCIELO
Com base nos dados apresentados acima podemos observar que a Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia apresentou maior números de artigos relacionados com a temática proposta, seguido da Pró-Fono Revista de atualização científica, Revista Brasileira Epidemiológica, Revista Centro de Especialização de Fonoaudiologia Clínica e Revista de Saúde Pública, Caderno de Saúde Pública e Fisioterapia em Movimento.
Conforme exposição na Tabela 2 tem-se a distribuição científica segundo alguns critérios como periódico, título, autores, ano e tipo do estudo.
Tabela 2 Distribuição da produção científica sobre a saúde do professor segundo periódico, título do artigo, autores, ano e tipo de estudo.
Periódico |
Artigos |
Autores |
Ano |
Tipo de estudo |
Pró-Fono Rev. de Atualização Cientifica |
Impacto da voz na qualidade de vida de professore(a)s do ensino fundamental
|
Grillo, MHMM; Penteado, RZ |
2005 |
Quantitativa |
Cad. Saúde Pública |
Prevalência de transtornos mentais comuns em professores da rede municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil |
Gasparini SM et al |
2006 |
Descritivo Transversal |
Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol |
Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocal
|
Penteado, RZ |
2007 |
Qualitativa |
Rev. Saúde Pública |
Qualidade de vida e saúde vocal de professores |
Penteado RZ; Pereira IMTB |
2007 |
Qualitativa Quantitativa |
Pró-Fono Rev. de Atualização Cientifica |
Ações em saúde vocal: proposta de melhoria do perfil vocal de professores
|
Silverio KCA et al |
2008 |
Quantitativa |
Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol |
Políticas públicas e voz do professor: caracterização das leis brasileiras
|
Ferreira LP et al |
2009 |
Qualitativa Documental |
Rev. CEFAC |
Prevalência de disfônia em professores do ensino público estadual afastado de sala de aula
|
Provezano, LCFA; Sampaio TMM |
2010 |
Longitudinal e descritivo
|
Rev. Bras. Epidemiol |
Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores sociodemográficos e laborais em professores de escolas municipais de cidade de João Pessoa, PB |
Batista JBV et al |
2010 |
Quantitativa transversal |
Rev. CEFAC |
Ações de promoção e prevenção à saúde vocal de professores: uma questão de saúde coletiva |
Luchesi KF et al |
2010 |
Qualitativo e Quantitativo |
Rev. Soc. Bras. Fonaudiol |
Risco ocupacionais na legislação trabalhista brasileira: destaque para aqueles relativos à saúde e à voz do professor |
Servilha EAM et al |
2010 |
Bibliográfico Qualitativo |
Rev. Saúde Pública |
Fatores associados a patologia de pregas vocais em professores
|
Souza CL et al |
2011 |
Transversal Censitário |
Rev.. Bras. Epidemiol |
Avaliação perceptivo auditiva e fatores associados à alteração vocal em professores
|
Ceballos AGC et al |
2011 |
Exploratório Transversal |
Fisioter Mov. |
Análise dos Sintomas osteomusculares de professores do ensino fundamental em Matinhos (PR) |
Mango MSM et al |
2012 |
Quantitativo |
Fonte: Base de Dados SCIELO
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Renata Lima e Silva, Enfermeira, especializando em Enfermagem do Trabalho pelo Portal da Educação e Saúde da Família pela UNASUS.
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