O primeiro sintoma é a perda de memória geralmente dia a dia, após o que, as pessoas costumam ter problemas com a linguagem e comunicação, estes podem ser sutis, o que torna difícil diferenciá-los daqueles relacionados ao processo de envelhecimento normal. Sinais a considerar são perder as coisas, a confusão em lugares familiares, demora em tarefas cotidianas ou mudanças de humor.
Aos poucos, os problemas tornam-se mais pronunciados, são contadas as mesmas coisas, repetem a mesma pergunta, há mudanças na personalidade e às vezes fica difícil de reconhecer parentes.
Na fase inicial da doença os sintomas que mais prevalentes são a perda de memória, os esquecimentos, a desorientação no tempo e no espaço, a confusão face à localização de lugares familiares, a perda da espontaneidade e da iniciativa, bem como o descuido com a aparência pessoal e no trabalho. Além destes, ocorre maior dispêndio de tempo na realização de tarefas diárias, falta de atenção e de concentração, problemas para lidar com dinheiro e pagamentos, capacidade de julgamento empobrecida, motivando decisões erradas, perda da espontaneidade e espírito de iniciativa, alterações de humor e de personalidade e ainda, aumento da ansiedade ou agressividade (LUCAS, 2013).
O pensamento não é claro, gerando esquecimento relativamente à realização de tarefas simples e ao não reconhecimento de pessoas e lugares conhecidos. Ocorre também diminuição da atenção, exteriorizações inapropriadas, como por exemplo, explosões de raiva, dificuldades de linguagem, leitura, escrita e numérica, pensamento desorganizado e incoerente, dificuldades em aprender coisas novas e lidar com situações inesperadas, inquietação, agitação, ansiedade, e choro, especialmente no final da tarde ou à noite. Ocorrem movimentos repetitivos e contrações musculares ocasionais, podendo ainda ocorrer alucinações e ideias sem sentido (LUCAS, 2013).
REFERÊNCIA
LUCAS, C. O.http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0662.pdf, www.psicologia.pt Documento produzido em 27.01.2013
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Walisson Junio Martins da Silva
Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Graduado em Bacharelado em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas e em Química.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93