Desordens relacionadas com o coração ou os vasos sanguíneos
Enfermagem
21/06/2015
Existem inúmeras entidades que desempenham um papel essencial no nosso corpo, o coração sendo o mais conhecido. O músculo cardíaco permanente opera através da sua contração e relaxamento para empurrar o sangue por todo o corpo. O sangue é impulsionado através das artérias para os tecidos para fornecer oxigênio e nutrientes e, em seguida, retornar para o coração e os pulmões. Este circuito opera ininterruptamente ao longo de nossas vidas.
Doença cardiovascular inclui todos os tipos de desordens relacionadas com o coração ou os vasos sanguíneos (artérias e veias). No cerne do problema está a formação de uma placa aterosclerótica e espessamento das paredes arteriais, que pode provocar o bloqueio da artéria, e, dependendo da sua localização, originar a diferentes quadros clínicos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como a doença cardiovascular (doença que afeta o coração e os vasos sanguíneos) como:
Doença cardíaca coronária - doença nos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco (miocárdio).
Doença cerebrovascular - doença nos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.
A doença arterial periférica - doença dos vasos sanguíneos que suprem os membros inferiores como as pernas e os pés.
A doença cardíaca reumática - danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido a febre reumática, uma doença causada por uma bactéria estreptococos.
As cardiopatias congênitas - defeitos do coração presente desde o nascimento.
Trombose venosa profunda e embolia pulmonar - a formação de coágulos sanguíneos (trombos) nas veias das pernas, o que pode romper (embolia) ou os coágulos podem alojar nos vasos do coração e pulmões.
Os ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) são eventos geralmente agudos, que são principalmente devido ao bloqueio que impede o sangue de fluir para o coração ou o cérebro. A causa mais comum é a formação de depósitos de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos do coração ou do cérebro. O AVC também pode ser causado por hemorragia de vasos cerebrais ou coágulos sanguíneos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. A cada ano mais pessoas morrem de doenças cardiovasculares do que de qualquer outra causa. Estima-se que em 2030 vão morrer cerca de 23,3 milhões de pessoas de doenças cardiovasculares, principalmente de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC), e estas deverão continuar a serem as principais causas de morte.
Mais de 29 por cento de todas as mortes são decorrentes de problemas cardíacos. É também uma importante causa de incapacidade. O risco de doença cardíaca aumenta com a idade. O risco é maior para o homem acima de 45 anos ou uma mulher com mais de 55 anos. Além disso, se o indivíduo tem parentes próximos que tiveram a doença cardíaca em uma idade precoce o risco aumenta.
As placas ateroscleróticas ocorrem como resultado da acumulação de colesterol nas artérias e são responsáveis por complicações cardiovasculares.
A maioria das doenças cardiovasculares pode ser evitada com uma dieta saudável, exercício físico moderado e evitar fatores de risco como tabaco, obesidade ou hipertensão.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Walisson Junio Martins da Silva
Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Graduado em Bacharelado em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas e em Química.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93