Afogamento e suas fases

O afogamento é caracterizado pela aspiração de líquido não corporal pelas v
O afogamento é caracterizado pela aspiração de líquido não corporal pelas v

Enfermagem

08/09/2015

Os acidentes automobilísticos podem ser de várias proporções, em diferentes ambientes e tipos. Muitas vezes os veículos são arremessados para fora da via, caindo em rios, córregos, lagos, canais de esgoto das avenidas sanitárias etc.

As vítimas destes acidentes, além de sofrerem traumas diversos em sua estrutura corpórea, podem ficar presas às ferragens, inconscientes ou até mesmo terem que nadar (Para os que sabem e conseguem) até um ponto seguro ou serem levadas pela correnteza.

O afogamento é caracterizado pela aspiração de líquido não corporal pelas vias aéreas, quando o corpo é submerso em umidade abundante.


Fases do Afogamento:

Angústia - A vítima permanece na superfície da água, mas não possui as habilidades para nadar, não se sente segura.

Pânico - A vítima é incapaz de manter sua flutuabilidade devido à fadiga ou lesões advindas do acidente, ocorrendo um descontrole emocional.

Submersão - A vítima é submersa posteriormente e por algum tempo permanece imersa (inconsciente), e suas chances de sobrevivência caem a cada segundo que passa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93