19/12/2015
Corrimento Vaginal
O corrimento vaginal é o nome dado aos fluídos da vagina. Pode ser algo completamente normal ou um sinal de doença. Vamos falar sobre alguns deles.
CORRIMENTO NORMAL
Tem a função de umedecer, lubrificar, manter a vagina limpa e dificultar o surgimento de infecções. É branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco. É estimulado pelos hormônios da mulher e, portanto pode ser de volume aumentado em alguns períodos, tais como: na gravidez, em uso de anticoncepcionais, no meio do ciclo menstrual, perto da ovulação ou dias antes da menstruação
GARDNERELLA
É uma infecção vaginal causada pelas bactérias do próprio organismo, localizada na vagina. Podendo provocar corrimento vaginal fino e acinzentado, com odor desagradável tipo cheiro de peixe podre.
O que provoca a GARDNERELLA
Múltiplos parceiros sexuais
Realizar ducha vaginal com frequência
Fumar
Uso recente de antibióticos
Uso de DIU
Tratamento da GARDNERELLA
Cerca de 1/3 dos casos desaparece espontaneamente, devido ao fortalecimento do organismo, mas em alguns casos é necessária medicação prescrita pelo ginecologista.
Se tiver que usar medicações pela vagina, evitar relações sexuais durante o tratamento.
TRICOMONÍASE
É uma doença sexualmente transmissível. Nas mulheres causa o corrimento vaginal fino, amarelo-esverdeado de odor desagradável, dor ao urinar, dor ou sangramento no ato sexual e coceira ou às vezes nada aparece. No homem o sintoma não aparece.
O TRICOMONÍASE pode ficar no organismo por muito tempo antes de aparecer os sintomas, tornando difícil saber exatamente quando houve a contaminação.
Tratamento da TRICOMONÍASE
Medicação prescrita pelo ginecologista
Não fazer uso de bebidas alcoólicas no tratamento, pois misturar a medicação prescrita com o álcool pode inativar a medicação.
Sempre tratar o parceiro.
Prevenção da TRICOMONÍASE
Use sempre camisinha durante as relações sexuais;
Evitar múltiplos parceiros.
CANDIDÍASE
É uma micose provocada por fungo. Podendo causar corrimento brancacento, dor ao urinar, dor na relação sexual, ardência vaginal e coceira.
O que provoca a CANDIDÍASE
Uso de algumas medicações;
Anticoncepcionais;
Diabetes;
Baixa imunidade;
Umidade vaginal;
Em alguns casos, pela relação sexual.
Tratamento da CANDIDÍASE
Medicação prescrita pelo ginecologista.
Como evitar todos os tipos de corrimento vaginal
Usar roupas que não comprimam a região genital. As calças devem ser mais largas, de tecidos leves e não sintéticos.
Dormir sem calcinha.
Para a higiene íntima use sabonete neutro ou produtos apropriados para a higiene da região genital. Evite os sabonetes comuns e os que contém cremes hidratantes ou corantes. Evite desodorantes íntimos e produtos como talcos ou perfumes.
Duchas vaginais podem retirar a proteção natural da vagina, favorecendo o crescimento de fungos ou bactérias.
Usar calcinhas de algodão.
As calcinhas devem ser lavadas com sabão de côco ou sabão neutro.
Seque a calcinha em locais secos e arejados, de preferência expostas ao sol. E passe com ferro as calcinhas antes do uso.
Evite ficar muito tempo com biquínis molhados.
Para depilação da região genital deve sempre ser usada cera descartável e observar as condições de higiene do local que oferece o serviço.
Durante a menstruação, troque o absorvente quantas vezes forem necessárias, dependendo do fluxo e com um mínimo de três vezes ao dia.
Evitar o uso de absorventes diários. Eles impedem a transpiração da região genital, favorecendo o crescimento de fungos e bactérias.
Absorventes internos podem ser usados desde que trocados com regularidade.
Evitar papel higiênico colorido ou perfumado. Eles podem agredir a mucosa genital.
Um lubrificante íntimo pode ser uma boa alternativa para manter a lubrificação da mulher durante a relação sexual.
Não usar medicamentos por conta própria. A automedicação é uma das principais causas de corrimentos crônicos.
Realização de preventivo e exame ginecológico regularmente.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
VIVIANE APARECIDA ROSSETO NUNES - Magistério pela Escola Estadual de 2º grau Egle Luporini Costa em Aguaí (1995), Técnica em enfermagem pela Escola Municipal Joaquim Giraldi em Aguaí (2003), Discente em Enfermagem pela UNIFEOB em São João da Boa Vista - SP
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93