02/09/2008
Com a participação efetiva de 40 acadêmicos e nove professores dos Cursos de Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Enfermagem e Biomedicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA sob a coordenação da professora Eliete Mendonça, coordenadora acadêmica da Instituição, a FIMCA deu continuidade as atividades sociais do Projeto Ribeirinho na comunidade do Cujubim Grande.
Os atendimentos aconteceram durante o sábado (30 de agosto) na Escola Municipal Deigmar Moraes de Souza. Dez acadêmicos do Curso de Medicina, coordenados pelo professor Robson Cardoso Machado e pelo médico Danilo Parras, convidado pela FIMCA para participar do evento, realizaram atendimento clínico e pediátrico.
A coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Neide Ribeiro, o professor Christian Caldeira juntamente com cinco acadêmicos do Curso aplicaram nas crianças da comunidade o Teste de Desenvolvimento de Denver.
Já os 16 acadêmicos do Curso de Odontologia realizaram escovação, aplicação de flúor, orientações sobre higiene bucal e ART. Acompanhando os procedimentos estavam os professores Myrna Gelle e o professor Flávio Salomão.
Os três acadêmicos de Biomedicina e os cinco de Enfermagem trabalharam juntos atendendo respectivamente realizando coleta de Bacterioscopia de secreção vaginal, coleta e exame assim como a verificação da pressão arterial, coleta de preventivo, exame da mama e pré-natal. Os acadêmicos trabalharam com a supervisão das professoras Ednéia Rodrigues do Nascimento, de Biomedicina, e Nívea e Lícia Maris Pereira, ambas de Enfermagem.
De acordo com a coordenadora acadêmica da FIMCA, professora Eliete Mendonça o projeto Ribeirinho é um projeto contínuo cujos atendimentos serão realizados na comunidade do Cujubim Grande mensalmente. “Dia 27 de setembro estaremos aqui de volta para disponibilizar estas mesmas ações sociais,mas ainda com a participação de outros Cursos da FIMCA e Metropolitana como Serviço Social, Farmácia e Educação Física, pois o projeto conta com apoio irrestrito da direção das duas Faculdades”.
Eliete enfatiza a importância da presença de uma Instituição de ensino superior como a FIMCA nesta comunidade. “Efetivamos a realização do projeto com o objetivo de melhorar a qualidade de vida destas pessoas e destacou também a participação de docentes e acadêmicos que têm a oportunidade de praticar o que aprendeu em sala de aula e ao mesmo tempo desenvolve sua consciência social”, finalizou.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93